Take a fresh look at your lifestyle.

Polícia Civil recaptura fugitivo com cinco munições de arma de fogo

-publicidade-

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando da delegada titular da unidade policial, Déborah Barreiros, recapturou, na manhã desta sexta-feira (2/3), por volta das 8h, o fugitivo da carceragem da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, Henrique Nunes Gadelha, 25. Na ocasião, os policiais civis encontraram cinco munições de arma de fogo na residência do infrator.

De acordo com a autoridade policial, a prisão aconteceu na casa do infrator, na rua do Livramento, bairro Glória, zona oeste da capital. A delegada explicou que as diligências em torno do caso foram iniciadas após o recebimento de delações, feitas ao número: (92) 99962-2478, o disque-denúncia do 5º DIP, informando que o fugitivo estava morando naquela região de Manaus.

“Nos descolamos até o local indicado a fim de averiguarmos a veracidade das informações repassadas. No lugar abordamos Henrique e apreendemos no interior da residência dele cinco munições de calibre 38 e, ainda, R$ 250 em espécie. Verificamos que o infrator é fugitivo da carceragem da DIP de Manacapuru. Henrique foi autuado, em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido”, explicou Barreiros.

Audiência de Custódia – Ao término dos procedimentos cabíveis no 5º DIP, Henrique será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital. Em seguida, o infrator será encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT) do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no quilômetro oito da rodovia federal BR-174.

Fuga – De acordo com o delegado Rodrigo Torres, titular da delegacia de Manacapuru, município distante 68 quilômetros em linha reta da capital, o detento fugiu na madrugada do dia 10 de fevereiro deste ano, por volta das 4h, da delegacia, que funciona como unidade prisional em Manacapuru. O delegado explicou que Henrique e outros quatro detentos utilizaram uma ferramenta para serrar a grade da cela e, em seguida, usaram uma corda feita de tecidos, popularmente conhecida como “Tereza”, para fugir do local.

“Os detentos que estão custodiados na DIP de Manacapuru são presos de Justiça que estão sendo monitorados por guardas carcerários da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Henrique cumpre pena por tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor”, explicou Torres.

Investigações – Rodrigo Torres destacou que Amarildo Macedo Ribeiro, 22, e Railson de Souza Condera, 21, dois foragidos da carceragem de Manacapuru, que cumprem pena por roubo, foram recuperados. Railson foi preso pela equipe da Polícia Civil de Manacapuru no dia 16 de fevereiro deste ano, por volta das 6h, no beco do Senac, bairro Aparecida, naquele município. Amarildo foi recapturado em Beruri, por volta das 11h30 do dia 18 de fevereiro deste ano, por servidores lotados na 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada em Beruri, município distante 173 quilômetros em linha reta da capital.

A autoridade policial enfatizou que Geibson Marinho Branco, 30, e Márcio Leno dos Santos Tenório, 21, continuam sendo procurados pela polícia, e que as diligências em torno do caso irão continuar, até que os dois detentos sejam encontrados e reconduzidos a uma unidade prisional.

Denúncias – Quem puder colaborar com informações que ajudem a equipe de investigação da DIP de Manacapuru a localizar e recapturar os fugitivos da unidade prisional, entrar em contato pelo número de telefone da delegacia: (92) 98408-1192. Torres lembrou que delações também podem ser feitas ao número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu o delegado.

FOTO: DIVULGAÇÃO/PC-AM

-publicidade-