24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Polícia Civil recapturou só 16 fugitivos das unidades prisionais da capital

A Polícia Civil do Estado do Amazonas em parceria com os demais órgãos que integram a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), nas buscas pelos fugitivos, do dia 1º deste ano, do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) recapturou 16 detentos.

Conforme o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Geraldo Eloi, as equipes da Polícia Civil estão atuando nas ruas da capital desde a tarde do último dia 1º, após tomarem conhecimento da fuga nas unidades prisionais. Os trabalhos envolvem servidores lotados em especializadas, departamentos, Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e até mesmo em setores administrativos da Delegacia Geral. Integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), a equipe de elite da instituição, reforçam as buscas pelos fugitivos.

Servidores lotados no DPM, em ação integrada com policiais civis que atuam na Delegacia Interativa (DI) e Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da Delegacia Geral, recapturaram na manhã da última terça-feira, dia 17, por volta das 10h, Cassiano Pinho da Silva, 22, que cumpria pena no regime semiaberto no Compaj por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. A prisão ocorreu na casa de parentes de Cassiano, localizada no beco New York, bairro Lírio do Vale, zona Oeste de Manaus.

Cassiano Pinho da Silva | Amazonas Notícias
Cassiano Pinho da Silva

No dia 10 deste mês, por volta das 11h20, a mesma equipe recapturou Bruno Batista da Silva, 27, que estava cumprindo pena no Ipat por tráfico de drogas. A prisão ocorreu na casa da namorada dele, na Comunidade Valparaíso, bairro Cidade de Deus, zona Norte, após moradores da área delatarem o infrator pelo número 181, o disque-denúncia da SSP-AM.

 

Bruno Batista da Silva | Amazonas Notícias

Os foragidos do Compaj, Eunardo Jordão de Carvalho, 20; David Ribeiro Nogueira, 22, e Marlon Pávulo de Souza Neres, 25, também foram recapturados durante ação deflagrada na cidade pelas equipes do DPM, DI, CCTD e policiais civis lotados no 3º DIP.

Eunardo Jordão de Carvalho 20 David Ribeiro Nogueira 22 e Marlon Pávulo de Souza Neres 25 | Amazonas Notícias

 

 

DRCO

 

Entre os dias 2 e 12 deste mês, as equipes de investigação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sob o comando dos delegados Juan Valério e Guilherme Torres, respectivamente diretor e diretor adjunto da unidade policial, recapturaram os foragidos do Ipat Daniel Oliveira Melgueiro, 35, e Jeam Marcley Souza Menezes, 23, que cumpriam pena por roubo. Jarlissom Lima Vieira, 20; Jucélio Alves de Oliveira, 31, e David Freitas dos Santos, 28, fugitivos do Compaj, também foram recapturados.

Guilherme Torres ressaltou que após tomarem conhecimento das fugas, eles iniciaram as buscas em áreas do entorno do Ipat e Compaj, além de incursões pela estrada, ramais e matas, em conjunto com demais forças do Sistema de Segurança Pública. “Estamos atuando de forma intensa por determinação do secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas, Sérgio Fontes, do delegado-geral de Polícia Civil, Francisco Sobrinho, e do diretor do DRCO, delegado Juan Valério, para saturarmos toda essa área na tentativa de recapturarmos esses infratores”, argumentou.

Equipe “Guardião”

A equipe “Guardião” do projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades”, idealizado e mantido pelo delegado-geral da instituição, Francisco Sobrinho, recapturou no dia 3 deste mês, por volta das 23h, na Rua Beija-Flor da Comunidade Campos Sales, bairro Tarumã, zona Oeste, os foragidos do Ipat Janderson Carneiro do Nascimento, 30; Jonilson Jumbato, 26, e Matheus de Oliveira Costa, 20, que cumpriam pena por tráfico de drogas e roubo na unidade prisional.

Segundo o coordenador operacional do projeto, delegado Henrique Brasil, a equipe chegou até o trio após o recebimento de denúncias, informando que os fugitivos estariam escondidos na casa de familiares, naquela região da cidade. “Assim que tomamos conhecimento do fato demos início às diligências. Monitoramos o local indicado e conseguimos interceptar os três elementos”, declarou.

Em depoimento, o trio relatou aos policiais civis que permaneceu escondido em uma mata nas proximidades do Ipat do dia 1º até a tarde do dia 3, quando decidiu seguir para a cidade, buscar abrigo na casa de familiares.

DECP

Thiago Darbley Veiga da Silva, 23, que cumpria pena por tráfico de drogas no Compaj, esteve na tarde de ontem, dia 18, por volta das 14h, no prédio do Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona Sul. Os funcionários do local entraram em contato com a equipe da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), que de imediato foi deslocada ao lugar e efetuou a prisão do indivíduo.

12º DIP

Outro foragido do Ipat, Francisco Magno Silva Nascimento, 31, foi recapturado por policiais civis lotados no 12º DIP, após ser denunciado por invasão de domicílio. Na ocasião, forneceu nome falso. Servidores que atuam na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) atuaram no caso e constataram a irregularidade e que se tratava de um dos foragidos. A mesma equipe também recapturou David Freitas dos Santos, 28, que estava cumprindo pena por tráfico de drogas no Compaj.

WhatsApp Image 2017 01 19 at 20.01.29 | Amazonas Notícias
Francisco Magno Silva Nascimento

Após a recaptura, todos os infratores foram conduzidos aos DIPs das respectivas áreas onde foram encontrados e, ao término dos procedimentos cabíveis, levados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), localizada no quilômetro oito da rodovia federal BR-174.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui