27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Policia Militar do Amazonas deflagra a Operação Presença 21 nesta sexta-feira, às 20h

Dando continuidade à atuação na prevenção de crimes na capital, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deflagra, nesta sexta-feira, a 21ª edição da Operação Presença. A ação será lançada às 20h, pelo comandante geral, coronel Gilberto de Andrade Gouvêa, no pátio do Comando Geral da corporação, localizado na rua Benjamim Constant, s/nº, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

De acordo com o coronel Gouvêa, em cada edição da Operação Presença são mobilizados cerca de 700 policiais militares e 200 viaturas de quatro e duas rodas, helicópteros, embarcações, canil, em mais de 40 barreiras policiais montadas por turno de serviço.

A Operação Presença será executada através dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), com suas unidades com apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), Unidades Administrativas e com alunos da Academia da Policia Militar.

A operação será realizada em todas as zonas de Manaus, principalmente nos locais de maior índice de criminalidade, de acordo com levantamentos realizados junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Diretoria de Inteligência da PM, do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) e de informações da comunidade recebidas por meio do aplicativo “InforMe”, disponibilizado gratuitamente à população para denunciar crimes, lançado na manhã desta sexta-feira pelo comandante geral da PM.

As unidades envolvidas na operação estarão atuando por meio de redutores de velocidade, barreiras itinerantes com abordagens em veículos e pessoas, fiscalização em bares e casas noturnas, patrulhamento a pé e motorizado. O policiamento será intensificado em áreas comerciais, avenidas de grandes movimentos e complexos de lazer como a Ponta Negra.

‘Pagamento’ – Outra ação denominada “Pagamento”, integrada à Operação Presença, consiste na intensificação de policiamento motorizado nos corredores viários, considerando a folha de pagamento do funcionalismo em geral, período de maior fluxo nos bancos. Além de evitar roubos aos clientes bancários e de casas lotéricas, a PM espera coibir também o porte ilegal de armas e drogas nestas áreas. Por isso, qualquer pessoa em atitude suspeita pode ser revistada.

‘Catraca’ – E com intuito de coibir as ações criminosas em ônibus do transporte coletivo, a Policia Militar continua intensificando a segurança nas principais vias e pontos de ônibus de todas as zonas da capital amazonense, com a realização da ação “Catraca”. As abordagens estão acontecendo durante a manhã, tarde e noite. Barreiras estão sendo montadas nos terminais de ônibus, paradas e nas principais vias da capital.

‘Cadeado’ – Outra ação da Policia Militar dentro da Operação Presença é a ação “Cadeado”, baseada no reforço de presídios, desencadeada pelo Batalhão de Guardas, com prioridade no reforço à segurança e controle na entrada e saída de pessoas e veículos no Ramal do km 08 da BR 174, onde estão situadas algumas unidades prisionais, na unidade de Puraquequara e na cadeia Pública Raimundo Raimundo Vidal Pessoa.

A Operação Presença 21 conta com o apoio do Departamento Estadual do Estado do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef) e Guarda Municipal.

Para os veículos de comunicação que desejarem acompanhar a operação, o Comando da Operação informa que, no segundo dia da Operação, a mesma sairá do CPM, às 20h, e no domingo ela sairá do CPE, no mesmo horário. Mais informações podem ser obtidas através do coordenador da Operação Presença, tenente coronel PM Claudio, subcomandante do CPM (92) 98842-1801.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui