Número de denúncia do Batalhão Ambiental: 98842-1547
Manaus, 14 de outubro de 2023 – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) está intensificando suas ações de combate aos crimes ambientais na Região Metropolitana de Manaus (RMM). Nesta sexta-feira (13/10), foram realizadas duas prisões por crimes ambientais nos municípios de Careiro Castanho e Rio Preto da Eva, como parte da força-tarefa do Governo do Amazonas para enfrentar queimadas e desmatamento ilegais no estado.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, enfatizou o compromisso da polícia em fiscalizar e coibir esses crimes ambientais. Ele também pediu à população que denuncie práticas ilegais e evite comportamentos prejudiciais ao meio ambiente, como a queima de lixo, destacando o número de denúncia do Batalhão Ambiental: 98842-1547.
O primeiro caso registrado ocorreu em Careiro Castanho, onde policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) foram acionados após receberem informações da Sala de Comando e Controle Ambiental (SCCA) sobre pontos críticos de incêndio. No local, foi constatada uma grande área desmatada e focos de incêndio. Um homem de 25 anos, encontrado com uma motosserra, uma espingarda, um simulacro e quatro cartuchos de calibre 20, foi detido por não possuir licença ou autorização para as atividades realizadas. Ele foi encaminhado à 34ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro Castanho.
Em Rio Preto da Eva, um homem de 52 anos foi detido por policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) após denúncia sobre um incêndio intencional em sua residência, causando risco à saúde dos vizinhos. Os policiais controlaram as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para apagar o incêndio. O homem foi encaminhado ao 36º DIP, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Além das prisões, equipes policiais realizaram ações de fiscalização em Autazes, Careiro Castanho e Careiro da Várzea, em coordenação com técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Foram emitidas cinco notificações por irregularidades ambientais.
O governo estadual iniciou o reforço das fiscalizações aos crimes ambientais na região de Autazes em 11 de outubro, com o envio de 64 agentes, incluindo policiais militares e técnicos do Ipaam, 16 viaturas e duas aeronaves. Essas ações visam combater os crescentes focos de calor na região, que têm gerado fumaça e afetado a qualidade do ar em Manaus.
Nesta sexta-feira (13/10), a PMAM também enviou reforços da Rocam e da Força Tática para o município de Iranduba, situado a 27 quilômetros de Manaus, como parte das medidas para proteger o meio ambiente e garantir a segurança da população local.
Fonte: PMAM (Polícia Militar do Amazonas)