25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Polícia Militar realiza campanha Março Lilás para a prevenção ao câncer de colo de útero

A Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Amazonas iniciou, na tarde desta quinta-feira (25/03), a campanha Março Lilás, que tem o objetivo de estimular a prevenção contra o câncer do colo do útero. A ação acontece até dia (31/03), na Policlínica do Comando Geral da Polícia Militar, bairro Petrópolis, zona sul da capital.

O Chefe do Estado Maior Geral (CHEMG), Coronel PM Dias Figueiredo, explicou que a campanha foi uma determinação do Comandante Geral Coronel PM Ayrton Norte e do Subcomandante Coronel PM Ronaldo Negreiros, que a Polícia Militar, por meio de sua Diretoria de Saúde, que criasse mecanismos para a realização do evento. “Nosso objetivo é conscientizar as policiais femininas sobre a importância da prevenção. Para isso, serão realizadas diversas ações, não somente durante a campanha, mas durante todo o ano, na tentativa de prevenir que este mal afete a saúde dessas mulheres.

Como um incentivo para que a policial feminina possa fazer seu preventivo, o comando da corporação concedeu, no dia que ela estará fazendo esse exame, a dispensa total do serviço, além de outras iniciativas que visam cuidar do público interno, a fim de que tenham uma saúde fortalecida e possam prestar o melhor serviço à sociedade amazonense.

De acordo com a enfermeira, capitã PM Dayana Abreu, o evento tem como fator principal, o de conscientizar o público feminino da PMAM sobre a importância de realizar os exames preventivos ao câncer de colo de útero, e fazer uso do serviço que já está disponível na rotina ambulatorial.

Após o lançamento, o público presente participou de atividades educativas por meio de palestras ministradas por especialistas: médicos, enfermeira, cirurgião, psicóloga e a diretora do laboratório, que em suas explanações repassaram informações e esclareceram dúvidas dos policiais militares e dependentes presentes na solenidade.

A campanha, que acontece durante cinco dias, terá em sua programação, palestras de orientação, consultas de enfermagem com coleta de preventivo, consulta médica ginecológica com ultrassonografia transvaginal e mamografia.

Estiveram presentes no evento, o Chefe do Estado Maior Geral (Chemg), Coronel QOPM Dias Figueiredo, o Diretor da DS Coronel QOSPM Ken Fujimoto e profissionais da saúde da Polícia Militar.

FOTO: Divulgação/PMAM

spot_img