De janeiro a agosto deste ano, 103 foragidos do sistema prisional e infratores com mandado de prisão em aberto foram recapturados pela Polícia Militar durante as ações ostensivas realizadas diariamente no centro de Manaus. A informação é do comandante de Policiamento da Área (CPA) da zona Sul, tenente-coronel Regilson Auzier. Desde a semana passada, as ações no centro da cidade foram intensificadas com a Operação Monte Cristo, determinada pelo novo Comando da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Em uma semana, a operação prendeu 14 infratores e apreendeu duas armas de fogo. Entre as prisões da Monte Cristo, seis foram recaptura de foragidos, cinco prisões por tráfico de drogas e três por furto.

A região central da cidade tem recebido estratégias de policiamento diferenciadas com o objetivo de coibir as ações criminosas. As novas medidas seguem diretrizes do programa GuardiAM 24 horas, coordenado pelo secretário extraordinário, coronel da PMAM Walter Cruz. Entre as medidas estão o ciclopatrulhamento, feito por policiais militares em bicicletas, e policiais a pé, conhecidos como “Cosme e Damião”.

De acordo com o comandante do CPA Sul, as ações têm conseguido reduzir os casos de roubos e furtos no centro. “De janeiro até agosto deste ano, capturamos mais de 100 infratores que já tinham passagem pelo sistema prisional ou eram procurados pela Justiça. Conseguimos identificá-los praticando ações delituosas ou na iminência de praticar um crime, criamos um banco de dados e, com isso, já conseguimos, por exemplo, prender a mesma pessoa três vezes”, salientou.

Com a Operação Monte Cristo, realizada diuturnamente no Centro, as ações foram reforçadas. A operação é dividida em duas fases: a primeira, preventiva, na qual é realizado o policiamento ostensivo, e a segunda, repressiva, onde são realizadas barreiras com abordagens para apreensão de armas e/ou entorpecentes. “O Centro está seguro, a Polícia Militar está nas ruas e o que pedimos é que a população acredite, nos antecipe os fatos denunciando para que possamos agir pontualmente, antes que o crime ocorra”, acrescentou Auzier.

Ciclopatrulha – Segundo dados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a ciclopatrulha tem sido o elemento surpresa da PM, tendo em vista que os policiais em bicicletas se locomovem mais rapidamente, com possibilidade de manobras onde não há tráfego de veículos, conseguem transitar em vias onde não há asfaltamento e há grande trânsito de pedestres e alcançam uma velocidade diferente dos policias a pé.

As ciclopatrulhas circulam em pontos estratégicos da área central da cidade como nas praças, dentro dos terminais do sistema de transporte público e na área comercial localizada, principalmente, nas ruas Guilherme Moreira, Marechal Deodoro e Marcílio Dias.

Integração – O comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), capitão PM Carlos Malheiros, responsável pelo policiamento no Centro de Manaus, ressaltou o trabalho integrado entre os órgãos do sistema de Segurança Pública, capitaneado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para o êxito da Operação. “Intensificamos o policiamento no Centro a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre a mancha criminal. A partir dessas informações, além do patrulhamento ostensivo, realizamos ‘patrulhões’, que são barreiras nas quais policiais militares fecham o cerco em ruas como a Eduardo Ribeiro e no entorno do terminal da Matriz. A ordem é incomodar e não deixar a criminalidade agir”, disse o comandante da 24ª Cicom.

O capitão também ressaltou a importância da proximidade com a população para o combate ao crime e disponibilizou os números (92) 98842-1548 e o (92) 98842-1615 para a população fazer denúncias. “O sucesso das nossas ações também é reflexo das informações que recebemos da população, do vendedor ambulante, dos demais comerciantes que percebem uma atitude suspeita e informam à Polícia Militar. A participação da população é fundamental”, disse o capitão Malheiros.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here