As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Polícia prende 13 pessoas em operação contra invasão e desmatamento em Boca do Acre

A ação "Amazônia Legal" teve seis dias de atuação no Projeto de Assentamento Agroextrativista

Uma operação realizada no município de Boca do Acre, a 1.028 Km de Manaus, prendeu 13 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes de invasão de terras públicas, desmatamento ilegal e posse ilegal de armas de fogo naquela região. Ao todo, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em zona rural. Nesta ação, a polícia apreendeu 14 armas de fogo, 14 motosserras e outros materiais utilizados aos crimes citados.

A ação “Amazônia Legal” teve seis dias de atuação no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Antimary, no sul do município. Ela foi intensificada em 2018, com a criação da “Força- Tarefa Amazônia”, por meio de um inquérito civil. O sul do Amazonas, em especial os municípios de Lábrea e Boca do Acre, foram considerados prioritários pela força-tarefa, que concentra esforços na região.

Desde 2015, o Ministério Público Federal recebe relatos sobre desmatamento na região da Reserva Extrativista (Resex) Arapixi e do PAE Antimary, que atinge castanhais de uso tradicional de extrativistas

As denúncias foram comprovadas pela Polícia Federal, que confirmou a extensão e a velocidade do desmatamento na região, indicando o corte raso de mais de 2,8 mil hectares – equivalente a aproximadamente 2.800 campos de futebol – entre 27 de abril e 9 de setembro do ano passado, pouco mais de quatro meses.