25.3 C
Manaus
segunda-feira, março 18, 2024

Polícia prende 14 e indicia mais de 40 pessoas por ataque a delegacia e esquartejamento de reso em Fonte Boa

Mais de 40 pessoas envolvidas no ataque a 55ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em Fonte Boa, para linchar e esquartejar um detento suspeito de estupro já foram identificadas e indiciadas pela Polícia Civil do Amazonas. Neste fim de semana, foram cumpridos os mandados de prisão preventiva de 14 pessoas por participação na ocorrência. Nove atuaram diretamente na morte e incineração do corpo do detento.

A força-tarefa da Polícia Civil, que investiga o ataque criminoso, tem o comando dos delegados Rodrigo Torres e José Afonso Barradas. Eles também coordenaram uma operação que, neste domingo (26/01), fez a transferência dos presos de Fonte Boa. O trabalho integrado envolveu equipes do 3° Batalhão da Polícia Militar do Médio Solimões, além de policiais civis do Grupo Fera, e outros membros da Polícia Civil e Militar.

Dos transferidos, nove vieram para o sistema prisional, em Manaus, e cinco foram levados para a Unidade Prisional de Tefé. Outros seis indivíduos, já identificados por participação no crime, tiveram os mandados de prisão preventiva expedidos, mas fugiram da cidade e agora são considerados foragidos da Justiça.

Até o momento, as investigações levantaram indícios da participação de 40 pessoas no ataque registrado a delegacia em Fonte Boa, em que um homem preso por estupro foi linchado, esquartejado e queimado na rua. Na ocorrência, registrada no dia 17 de janeiro, o prédio da 55ª DIP foi danificado e três viaturas policiais completamente destruídas.

Conforme o delegado Rodrigo Torres, todos os policiais que estavam no local, no dia do delito, foram ouvidos. Vídeos do crime foram utilizados para identificar os infratores. Torres destacou, ainda, que todos os 14 presos durante a ação policial possuem extensa ficha criminal, por delitos como homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, roubo, lesão corporal grave, entre outros.

De acordo com o delegado José Afonso Barradas, os nove transferidos para Manaus são os que praticaram o homicídio e esquartejamento do preso, e os outros cinco tiveram participação na destruição do patrimônio público. Dentre as pessoas identificadas na participação no crime, há duas mulheres que foram presas.

Nove presos foram indiciados por homicídio qualificado, vilipêndio de cadáver, dano ao patrimônio público, associação criminosa e incitação ao crime. As outras cinco pessoas irão responder por associação criminosa, danos ao patrimônio público e incitação ao crime.

spot_img