Polícia recupera arma, carros roubados e prende integrantes de associação criminosa

Renato Barbosa Oliveira e Mauro Celio Pereira da Silva

A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) prendeu em flagrante Renato Barbosa Oliveira, 25, por receptação e cumpriu mandado de prisão temporária por roubo majorado e associação criminosa em nome de Mauro Celio Pereira da Silva, 35, conhecido como “Boizão”. As infomações são do Delegado Cícero Túlio.

De acordo com a autoridade policial, Mauro está envolvido em um roubo ocorrido na última quinta-feira (18/10), em uma distribuidora de bebidas situada no Conjunto Morada do Sol, bairro Adrianópolis, zona centro-sul da capital. Na ocasião, Mauro e outros dois comparsas entraram no estabelecimento comercial e anunciaram o roubo. Um delegado da Polícia Civil que estava no local teve a arma de fogo, uma pistola ponto 40, levada pelos infratores. Enquanto o dono do comércio teve o carro, da montadora Volkswagen, modelo Saveiro, de cor branca, roubado.

“Ao iniciarmos os trabalhos em torno do caso, identificamos que os infratores utilizaram um veículo da montadora Fiat, modelo Siena, de cor branca, para empreenderem fuga após a ação criminosa. Já estávamos investigando o roubo desse veículo, subtraído no dia 12 de outubro deste ano, na avenida Via Láctea, Conjunto Morada do Sol, bairro Adrianópolis. Com base em nossas investigações, identificamos a participação de Mauro e demos início às buscas por ele”, explicou Túlio.

Conforme o titular da Derfv, “Boizão” faz parte de uma organização criminosa especializada em roubos e furtos de veículos. O homem foi preso pelos policiais civis da especializada na manhã de domingo (21/10), por volta das 7h, no Ramal do Jaraqui, em Iranduba, município distante 27 quilômetros em linha reta da capital. O delegado Cícero Túlio destacou que dando continuidade às diligências, a equipe da Derfv identificou o envolvimento de Renato no grupo criminoso e efetuou a prisão dele naquele mesmo dia, no bairro Coroado, zona leste.

“Ao longo dos trabalhos, verificamos que Renato não participou dos roubos, mas tinha a função de receptar os veículos oriundos de crimes e clonar as placas para sem utilizados em outros delitos na capital. Durante abordagem, apreendemos com Renato um automóvel da montadora Ford, modelo Fiesta, de cor prata, com restrição de roubo e placas clonadas. Com Mauro encontramos uma tornozeleira eletrônica rompida”, disse Túlio.

Bens recuperados – A autoridade policial ressaltou que os carros modelos Saveiro e Siena foram localizados no dia 18 de outubro deste ano, no Conjunto Ouro Verde, bairro Coroado, zona leste da capital, após uma ação policial realizada pelas equipes da 4ª Seccional Oeste, 5ª Seccional Centro-Sul, 6°, 12° e 30° Distritos Integrados de Polícia (DIPs), com o apoio de policiais militares da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e Força Tática.

“Realizamos, ainda, um trabalho intensivo de saturação na região do bairro Coroado, que possibilitou o encontro da arma de fogo que foi levada na ação criminosa do dia 18 de outubro deste ano. Uma guarnição da Polícia Militar encontrou o objeto e nos entregou para os procedimentos cabíveis. Os carros que conseguimos recuperar serão devolvidos aos devidos proprietários”, argumentou o titular da Derfv.

O mandado de prisão temporária em nome de Mauro foi expedido pelo juiz Julião Lemos Sobral, no Plantão Criminal. “Boizão” foi indiciado por roubo majorado e associação criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfv, ele será levado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá ficar à disposição da Justiça. Já Renato foi autuado em flagrante por receptação. Em seguida ele foi levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da cidade.

FOTO: Erlon Rodrigues / Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado do Amazonas.