As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Polícia recupera mais de 600 celulares roubados em Manaus

As apreensões foram realizadas em agosto

O International Mobile Equipment Identity ou Imei, número único que identifica aparelhos celulares, é a principal ferramenta de ajuda para que um celular roubado ou furtado seja localizado pela polícia. Por isso, segundo orienta o delegado titular da Seccional Sul, Divanilson Cavalcante, é importante o cidadão decorar o número ou mantê-lo anotado. Em operação deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), em agosto, 602 telefones foram recuperados e agora estão disponíveis para devolução aos verdadeiros donos a partir deste código.

Até agora, apenas uma pessoa foi à unidade policial para recuperar o celular. A lista com os equipamentos identificados está disponível para consulta no site da Polícia Civil (www.policiacivil.am.gov.br), assim como as orientações para ter o bem de volta.

Focada no combate ao comércio de celulares roubados e furtados, a operação “Offline”, que contou com trabalho da Polícia Civil e Polícia Militar, terminou com a apreensão de 602 telefones e 30 notebooks e tablets que estavam sendo revendidos no bairro Centro, zona sul. A suspeita é de que esses equipamentos tenham sido roubados em assaltos a ônibus.

De acordo com Divanilson Cavalcanti, o cidadão que for vítima de um roubo ou furto de celular deve registrar Boletim de Ocorrência e fornecer o Imei do equipamento. “É importante alertar a população para que faça o registro acompanhado do Imei que pode ser encontrado na caixa do aparelho ou na nota fiscal”, explica.

*Bloqueio do telefone* – Quem tiver o celular furtado ou roubado precisa autorizar o bloqueio dos telefones pela Polícia Civil ou pelas operadoras de telefonia.

“Já se criou o senso comum de que, se o aparelho for bloqueado a Polícia, não conseguirá recuperar o bem. Mas o bloqueio é importante para que o aparelho fique inutilizado, até porque quem for pego utilizando o bem roubado ou furtado responde a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e será responsabilizado”, disse o delegado Gesson Aguiar, titular da Delegacia Interativa.

Para solicitar o bloqueio, a vítima deve acessar o site da Delegacia Interativa, registrar o boletim de ocorrência, informar o Imei do aparelho com os dados do proprietário e autorizar, no próprio boletim, o bloqueio do aparelho celular.

você pode gostar também