24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Policiais civis prendem jovem investigado por tráfico de drogas durante operação deflagrada no bairro Nova Cidade

Sob o comando dos delegados titulares do 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Olavo Mozert e Rafael Allemand, respectivamente, foi deflagrada na noite de quinta-feira, 12, por volta das 21h, a operação Nova Cidade, que teve por objetivo combater a criminalidade naquele bairro, situado na zona Norte da cidade, além de oferecer maior segurança aos populares.

Além de policiais do 15º DIP e DRCO, a ação contou com a participação de servidores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DRFD), Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículo (DRFV), Delegacia de Capturas e Polinter, Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).

Estiveram presentes também policiais da 2ª Seccional Norte, Departamento de Operações Aéreas (DOA), Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e integrantes do 6º, 13º, 18º e 27º DIPs. Componentes da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) também deram apoio à operação.

Alcides Mikael Souza, 21, foi indiciado pelo crime de tráfico de drogas, previsto no Artigo 33 da Lei 11.343/06, após ser abordado em uma das barreiras da operação. Dentro do carro que ele conduzia foram encontrados 35 comprimidos de ecstasy e uma pequena porção de substância entorpecente com características de Skunk, espécie de maconha cultivada em laboratório.

Victor Hugo Ferreira, 20, que também estava no veículo, foi encaminhado ao 15º DIP para prestar esclarecimentos. Durante revista, os policiais descobriram no celular do rapaz mensagens sobre a prisão de Rafaela Blanco de Almeida, 20, presa pela equipe de investigação do Denarc na tarde de quinta-feira, 12, por envolvimento com o tráfico de drogas na capital. No aparelho telefônico do jovem foram achadas fotos de Victor e Rafaela juntos.

O delegado Mozert afirmou na ocasião que Victor é companheiro de Rafaela e também comercializava drogas. Ele foi encaminhado ao Denarc para os procedimentos cabíveis, uma vez que o caso está sendo investigado pela especializada.

Delegado geral de Polícia Civil, Orlando Amaral, que acompanhou a ação juntamente com o diretor do DPM, Rozenildo Benedetto, enfatizou que essas operações são essenciais na prevenção de crimes na cidade. “O trabalho em parceria com outros órgãos que integram o Sistema de Segurança é fundamental para reduzirmos os índices de crimes, principalmente àqueles que atentam contra a vida”, declarou.

Segundo o chefe operacional do Detran-AM, David Fernandes, durante a fiscalização foram apreendidos oito carros e 13 motos por estarem com documentação irregular. Uma motocicleta também foi recolhida por estar com a numeração do motor adulterada.

Reforço

Integrantes do Departamento de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Civil do Amazonas atuaram pela primeira vez à noite durante uma operação policial. Segundo Allemand, a participação do helicóptero reforçou os trabalhos desenvolvidos no local. “Termos uma visão total da área que estamos trabalhando é essencial para esgotarmos o mapeamento traçado para a operação”, explanou.

Efetivo e atuação

De acordo com o delegado titular do 15º DIP, Olavo Mozert, responsável por operacionalizar e fazer o levantamento da área, 73 servidores públicos estiveram nas ruas, sendo 47 deles policiais civis. “Mapeamos os locais com maiores ocorrências de crimes e dividimos essas áreas em seis pontos específicos para depois montarmos três barreiras de abordagem que se interligaram”, explicou.

No total, segundo Mozert, 80 mil habitantes do bairro Nova Cidade, moradores dos conjuntos Cidadão 5, Cidadão 6, Comunidade Eduardo Braga, Comunidade Carlos Braga, Beco Samaúma e adjacências foram contemplados com a presença policial e, consequentemente, beneficiados com a redução da criminalidade na área.

Conforme o delegado titular do DRCO, Rafael Allemand, a ação da polícia e dos demais órgãos envolvidos resultou em abordagens ostensivas de fiscalização de veículos, abordagem e revista de pessoas em bares e becos da zona Norte. “Trabalhamos com o objetivo de inibir a ação dos bandidos, mas também priorizamos a ordem e bem-estar da população. Inclusive, o direcionamento do delegado geral, Orlando Amaral, foi que tivéssemos muita cautela durante as abordagens para não causarmos nenhum tipo de constrangimento aos cidadãos de bem”, enfatizou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui