As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Policiais da Derfv apreendem moto roubada no município de Presidente Figueiredo

A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), coordenada pelo delegado titular Paulo Martins, apreendeu na tarde desta quarta-feira, 18, no município de Presidente Figueiredo, distante 107 quilômetros em linha reta da capital, uma motocicleta roubada com placas clonadas e chassi adulterado.

Segundo a autoridade policial, o proprietário de uma motocicleta modelo Honda Bros, que reside em Manaus, foi à especializada informar que havia recebido uma multa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), referente a uma infração de trânsito cometida em Presidente Figueiredo. Na denúncia, ele alegou que não havia passado pelo local. Baseada nas informações repassadas pelo denunciante, a equipe se dirigiu ao município para apurar a ocorrência.

Os investigadores, com apoio da PRF, descobriram que uma motocicleta – de mesmo modelo e placas – havia sido apreendida no dia 3 de fevereiro de 2015. A apreensão foi feita em Presidente Figueiredo e aconteceu porque o condutor, e suposto proprietário do veículo, estava sem a habilitação no momento da abordagem. Porém, algumas horas depois, uma pessoa habilitada, possivelmente amiga do homem sem documentação, foi ao órgão e a recuperou.

“Nossa equipe achou que poderia se tratar de um veículo clonado, já que cruzamos as informações e verificamos que o dono da moto original estava em Manaus com a documentação toda regular”, detalhou o delegado.

Com base nas informações da PRF, os policiais continuaram realizando diligências no município e localizaram a moto na residência de um vendedor de frutas de 58 anos. A equipe constatou que as placas do veículo estavam clonadas, o chassi adulterado e a numeração do motor remarcada, além disso, a motocicleta ainda possuía restrição de roubo.

“Este senhor contou à Polícia Civil que não era o proprietário da moto quando ela foi apreendida, no começo de fevereiro, e que não sabia que ela estava irregular. Ele disse ainda que havia comprado o veículo de outro cidadão, e que este, por sua vez, também já havia comprado a motocicleta de outra pessoa”, falou Paulo Martins.

O titular explicou que a moto teria sido roubada de um mototaxista no dia 22 de janeiro de 2014, na Comunidade Novo Reino, Bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus. Na ocasião, o condutor da moto teria dado carona a um passageiro e no final do percurso foi roubado.

Segundo o delegado, o senhor que estava em posse da motocicleta será indiciado por receptação (Artigo 180 do Código Penal Brasileiro). No momento em que a moto foi apreendida, na residência do vendedor, ele repassou informações preliminares à equipe de investigação e depois foi liberado. Ele já foi notificado a comparecer na especializada semana que vem para prestar depoimento. A Derfv continuará investigando o caso para identificar todos os envolvidos no roubo e adulteração da motocicleta.

Para evitar cair em possíveis golpes, o delegado Paulo Martins orienta em como se prevenir. “As pessoas devem procurar saber se a documentação do veículo, seja carro ou moto, está regular junto aos órgãos responsáveis. Para isso, elas podem entrar em contato com a Polícia Civil para verificar a procedência dos veículos. Aqui na nossa delegacia, por exemplo, nós temos um sistema preparado e profissionais especializados neste tipo de verificação”.