Take a fresh look at your lifestyle.

Policiais do Denarc prendem irmão do narcotraficante “João Branco”

-publicidade-

A equipe do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), sob a coordenação do diretor na unidade policial, delegado Samir Freire, prendeu às 6h desta quinta-feira, dia 18, Manoel Ivani Pinto Carioca, 37, conhecido como “Zica”, um dos líderes de facção criminosa que atua em Manaus.O fato ocorreu na casa onde ele morava, localizada na Rua Vitória do Conjunto Beija-Flor, bairro Flores, zona Centro-Sul da cidade.

De acordo com a autoridade policial, “Zica” tem participação em uma lista extensa de crimes que ocorreram na cidade, como homicídios e tráfico de entorpecentes. Ele é irmão do foragido da Justiça João Pinto Carioca, o “João Branco”, um dos chefes da facção Família do Norte (FDN), incluído na lista de procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), do inglês International Criminal Police Organization.

Samir Freire explicou, durante coletiva de imprensa realizada às 14h30 de hoje, no prédio da Delegacia Geral, que a prisão de Manoel foi resultado de um trabalho envolvendo policiais da especializada e agentes da Polícia Federal.

“Desde dezembro estávamos investigando o paradeiro dele, que mudava de endereço periodicamente, mas por meio de nossas investigações e com informações obtidas pelos policiais federais conseguimos prendê-lo hoje”, declarou o diretor do Denarc.

O delegado disse, ainda, que “Zica” tem relação com o tráfico internacional de drogas e desde 2014 teria assumido o comando da facção criminosa FDN, após o irmão dele conseguir fugir do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde cumpria pena no regime semiaberto.

“Manoel teria assumido o lugar do irmão, “João Branco”, dentro da FDN, após a fuga do infrator em março de 2014. “Zica” estava comercializando em Manaus entorpecentes provenientes de outros países, como Colômbia e Venezuela”, argumentou Freire.

Ao longo da coletiva de imprensa, o diretor do Denarc revelou que “Zica” já executou muitas pessoas em Manaus e, por ter envolvimento em muitos crimes na capital, deverá ser encaminhado a um regime diferenciado de prisão. “Manoel seria levado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, mas em razão do elevado grau de periculosidade que ele representa para a sociedade, ele será conduzido ao Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat)”, disse.

“Zica” foi indiciado pela Polícia Civil e Polícia Federal por tráfico de drogas, associação criminosa e homicídio. Conforme o delegado Samir Freire, o infrator, ao término dos procedimentos legais, será encaminhado ao Ipat. “As investigações sobre os delitos praticados por ele terão continuidade para identificar e prender outros integrantes da FDN”, concluiu o diretor do Denarc.

-publicidade-