27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

POLÍTICA: Parlamentares protocolam novo pedido para criação da CPI da UNE na Câmara

Um grupo de parlamentares, liderados pelo deputado pastor Marco Feliciano, do PSC, de São Paulo, decidiu protocolar, nesta quarta-feira (26), um novo pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, uma CPI, para investigar a União Nacional dos Estudantes, a UNE. A iniciativa que já conta com a assinatura de mais de 200 deputados, sendo 182 autentificadas, tem o apoio do PSDB e do DEM, partido do presidente da Câmara Rodrigo Maia.

De acordo com o Deputado Marco Feliciano o pedido abertura de CPI contra a UNE é embasado em reportagens que apontam suspeitas sobre convênios firmados pela instituição com o governo federal entre os anos de 2011 e 2014. De acordo com o parlamentar, o Congresso Nacional liberou uma verba de R$ 44,6 milhões à entidade para a construção de uma sede no Rio de Janeiro. No entanto, segundo Feliciano, dois anos após os repasses serem feitos, a obra ainda não foi finalizada e a UNE tem a posse de apenas duas salas do prédio.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a UNE chegou a ser criada em maio, deste ano, pelo ex-presidente da câmara, Eduardo Cunha, do PMDB, do Rio de Janeiro. Mas, em julho, o vice-presidente da casa deputado Waldir Maranhão, do PP maranhense anulou a criação do colegiado, enquanto presidia a câmara após o afastamento de Cunha.

Reportagem, João Paulo Machado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui