27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

POLÍTICA: Polícia e manifestantes entram em confronto em ato contra a PEC do Teto

Manifestantes contrários a Proposta de Emenda à Constituição 55, a chamada PEC do Teto, se reuniram para protestar, nesta terça-feira (29), na Esplanada dos Ministérios.

O grupo, cerca de 10 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, partiu do Museu Nacional e seguiu até a frente do Congresso Nacional, onde era iniciada a votação da proposta pelo Senado.

Quando os manifestantes chegaram ao gramado do Congresso, um grupo de pessoas ateou fogo em um carro de reportagem da rede Record, que estava estacionado próximo à rampa do Congresso. Neste momento houve tumulto e confronto entre os manifestantes e a polícia. Os militares, então, fizeram uso de bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo para dispersar parte dos manifestantes. Mesmo com a ação da policia, outro grupo de pessoas seguiu rumo à Catedral, em direção à Rodoviária de Brasília.

Atos de vandalismo foram registrados durante o protesto. O Museu Nacional da República e o Ministério da Educação foram pichados com mensagens contrárias ao governo do presidente Michel Temer. De acordo com a Polícia Militar, um rapaz foi levado à delegacia por conta das pichações. Outras três pessoas foram presas com socos ingleses.

A Proposta de Emenda à Constituição 55, a chamada PEC do Teto, estabelece um limite para os gastos públicos para os próximos 20 anos. Isso significa que, se for aprovada, os gastos do governo não poderão ultrapassar o valor gasto no ano anterior, corrigido pela inflação acumulada em 12 meses.

Além de serem contrários a essa proposta, os manifestantes também se opõem a Medida Provisória 746/2016, que estabelece a reforma do ensino médio, e ao Projeto de Lei “Escola sem Partido”.

A manifestação foi organizada por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes, a UNE, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a Ubes e a Associação Nacional de Pós-Graduandos.

Reportagem, João Paulo Machado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui