24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Polo Industrial – Produção de Bicicletas Inicia 2017 com Expectativas Positivas

Polo Industrial/Produção de Bicicletas/expectativas positivas

Associadas da Abraciclo projetam crescimento de 19% neste ano

De acordo com os dados divulgados pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a produção de bicicletas somou 34.849 unidades em janeiro, volume 128,6% acima do registrado em dezembro. Em relação ao mesmo mês de 2016, com 40.414 unidades produzidas, houve queda de 13,8%. Os dados foram divulgados à entidade pelas associadas, que possuem fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM.

“O crescimento acentuado da produção em janeiro decorreu dos baixos volumes fabricados em dezembro, quando as fábricas do PIM encontravam-se nas habituais férias coletivas de final de ano. De qualquer forma, acreditamos que ao longo de 2017 a produção deverá realmente crescer, considerando que os novos fabricantes do PIM já estão preparados para avançar em relação às suas metas, de acordo com suas capacidades instaladas e atendendo à contínua demanda por produtos de maior valor agregado”, afirma João Ludgero, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo.

Diante das iniciativas e estratégias das associadas, bem como das oportunidades de mercado, a entidade mantém a projeção de crescimento de 19% na produção de bicicletas no PIM para 2017.

Importações e Exportações

A importação de bicicletas em todo o território nacional apresentou recuo de 33,6% no primeiro mês de 2017, totalizando 11.201 unidades, ante 16.861 unidades registradas em mês similar do ano passado, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) analisados pela Abraciclo.

As bicicletas importadas para o mercado brasileiro no período foram produzidas basicamente na China (8.056), Taiwan (1.638) e Hong Kong (1.035 unidades).

As exportações de bicicletas produzidas no Brasil, por sua vez, totalizaram 660 unidades em janeiro, ante volume de apenas 40 unidades em igual período de 2016, segundo a análise da entidade com base nos dados do MDIC. Toda a exportação do mês teve como destino a Angola.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui