27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ponta Negra foi palco de 230 eventos de janeiro a setembro deste ano

Com grande vocação esportiva e palco de alguns dos maiores eventos da capital, o complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, já recebeu, de janeiro a setembro deste ano, 230 eventos, entre eles ações publicitárias, sociais, shows, corridas, campanhas institucionais e outros. Somente aos finais de semana, o espaço recebe um público médio que chega a 10 mil pessoas, entre moradores e turistas, que aproveitam o trecho de 1,6 quilômetro de areia nas margens do rio Negro para diversão, lazer, práticas desportivas ou simplesmente para contemplar a paisagem.

“Nossa gestão ampliou o complexo turístico Ponta Negra e instalou um programa de manutenção permanente do espaço, justamente pelo volume de visitantes que recebe e por ser um belo cartão-postal da cidade”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto, que também foi responsável pela instalação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no local.

Todo e qualquer evento realizado na Ponta Negra deve ser previamente autorizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da comissão gestora do complexo, coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Para todas as atividades autorizadas pelo órgão existem regras a serem cumpridas pelo promotor do evento, sujeitas à penalidade e aplicação de infração, no valor máximo de 70 Unidades Fiscais do Município (UFMs).

Entre as principais proibições está o uso de materiais que degradem o piso do complexo, não podendo perfurar, fincar, escavar ou parafusar qualquer tipo de dispositivo ou estrutura no calçadão da Ponta Negra. Além disso, é de total responsabilidade do realizador do evento a limpeza da área usada após o término, no prazo máximo de 24 horas. Também é proibido usar as instalações elétricas do espaço, que é de uso exclusivo da administração.

A limpeza urbana das vias públicas localizadas no entorno de locais que recebem eventos abertos ou fechados passou a ser obrigação das empresas organizadoras de produções e festas, pela lei municipal 1.944/2014, também conhecida como “Lei da Limpeza”.

Autorização

Os interessados em utilizar o complexo turístico Ponta Negra para eventos ou ações deverão encaminhar, à gestora do espaço, Rosângela Macêdo, um ofício, juntamente com o requerimento que consta no próprio site do Implurb (http://implurb.manaus.am.gov.br/), que contém todas as informações necessárias para futura autorização, mediante pagamento de taxa de uso do espaço público, valor calculado segundo as especificações do evento.

Na formalização desse ofício deve constar o CNPJ ou CPF do interessado, telefone do responsável/procurador, a definição do espaço pretendido, data do evento e, caso haja necessidade de montagem e desmontagem de estrutura, data de início e término, com breve descrição da ação a ser realizada e equipamentos, como carro de som, banners, barracas, gradis, banheiros químicos, entre outros, informando a metragem e quantidade juntamente com o requerimento. No documento também constam todas as regras do parque.

O requerimento e o ofício devem ser entregues na Comissão da Ponta Negra (CPN) em horário comercial, para o responsável administrativo.

A solicitação deve ser efetuada com o mínimo de 15 dias de antecedência para que a autorização seja expedida em tempo hábil e a viabilidade da data requisitada seja consultada previamente.

Vale lembrar que a Ponta Negra tem o projeto da Faixa Liberada para uso da população às quartas, de 16h às 22h, e aos domingos, de 6h às 12h, constituindo-se em uma área ampliada para a prática de atividades físicas ao ar livre, tendo como imagem o complexo e o belíssimo rio Negro. Para mais informações, os interessados deverão entrar em contato pelo (92) 98842-2226, setor da Comissão Ponta Negra, em horário comercial.

Foto – Arquivo / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui