27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Ponte recebe cabos para melhorar abastecimento de energia em Iranduba e Manacapuru

O problema da falta de energia elétrica nos municípios de Iranduba e de Manacapuru, ambos na Região Metropolitana de Manaus (RMM), passou a ganhar solução com a instalação de cabos, na ponte Jornalista Phelipe Daou, para garantir o abastecimento de energia elétrica para os municípios e nas comunidades adjacentes em substituição aos cabos subaquáticos, que muitas vezes eram roubados ou danificados, ocasionando inúmeros problemas aos moradores das localidades.

A ponte sobre o rio Negro é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). As tratativas para a colocação dos cabos tiveram início através de uma solicitação da empresa concessionária de energia Amazonas Energia, enviada, no último dia 8 de agosto, ao titular da SRMM, Carlos Henrique Lima. A solicitação foi para fazer a liberação do acesso à ponte para a instalação de um circuito trifásico emergencial de linha de distribuição de 69 KV, nas laterais da ponte, para substituir uma das fases do cabo subaquático que foi danificado.

Antes de iniciar a instalação dos cabos na ponte, técnicos da SRMM e da Amazonas Energia S. A., se reuniram para estudar o projeto de implantação dos cabos e suas implicações para a estrutura da ponte, principalmente em termos de peso. Os projetos, tanto o provisório quanto o definitivo, foram submetidos à apreciação dos técnicos da SRMM e só então foram colocados em prática.

“Nosso papel é garantir a resolução do problema no mais curto espaço de tempo possível, de modo a reduzir os prejuízos que os moradores de Iranduba e Manacapuru vinham sofrendo”, destacou o titular da SRMM, Carlos Henrique Lima.

Solução definitiva – A implantação desse cabeamento trifásico em 69 kv foi uma solução emergencial. De acordo com os técnicos da concessionária de energia, a solução permanente será a colocação de uma linha em 138 kV em circuito com cabos isolados, pela ponte, oferecendo confiabilidade ao fornecimento de energia para estes municípios.

Interdição de parte da ponte – Para que os cabos sejam afixados, estão em andamento os serviços de fixação nas vigas transversais da ponte, suportes metálicos para sustentar as ferragens, isoladores poliméricos e cabos condutores que têm um peso aproximado de 1kg por metro, totalizando um peso adicional de 135 kg por suporte.

Para a realização deste serviço com absoluta segurança dos operários e dos motoristas, a Amazonas Energia solicitou a interrupção de uma via da ponte para que seja feita preparação e o içamento das equipes de montagem dos suportes e instalação dos condutores.

Prazo para realização dos trabalhos – De acordo com o cronograma apresentado pela concessionária Amazonas Energia S. A., os trabalhos de implantação do cabeamento na ponte Rio Negro deverão durar 30 dias corridos, a contar da última sexta-feira, dia 9 de agosto. Ou seja, se o cronograma for seguido e não acontecer nenhum imprevisto, os trabalhos deverão se encerrar no dia 9 de setembro.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEINFRA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui