26.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

População celebra 10 anos da Faixa Liberada na Ponta Negra

Os 10 anos do Projeto Faixa Liberada foram comemorados em grande estilo. A edição especial realizada pela Prefeitura de Manaus nesta quarta-feira, 20/3, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, reuniu mais de 4 mil pessoas que aproveitaram a programação recheada com atividades esportivas e de prevenção, em alusão à campanha ‘Março Lilás’.

Desenvolvido desde 2009, o projeto é realizado atualmente sete vezes na semana em seis pontos diferentes da cidade e reúne mais de 10 mil pessoas semanalmente. Inicialmente, a Faixa Liberada se resumia em fechar uma das vias para a população praticar suas atividades e hoje o projeto oferece outras opções de práticas esportivas, como afirma o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, João Carlos.

“A Faixa Liberada é um projeto consolidado pela Prefeitura de Manaus e hoje já está em outras zonas da cidade. Expandimos o projeto, conforme a determinação do prefeito Arthur Neto. Hoje estamos realizando uma programação especial de 10 anos e ficamos contentes com a participação de toda a população”, ressaltou.

O público presente participou de atividades como, aulões de aeróbica e ritmos, mat pilates, tep, jump e lutas, além de circuito aeróbico, treinamento funcional, tênis de mesa e pula-pula. Além de participar da ação de prevenção ao câncer de colo de útero da campanha ‘Março Lilás’, com palestra, educação para saúde bucal, esmaltação, distribuição de mudas e de brincadeiras desenvolvidas pela turma do Parque da Criança.

Com o passar dos anos o projeto se expandiu para outros bairros da cidade e com atividades variadas, como futebol de rua, pula-pula, tênis de mesa, basquete, vôlei e, inclusive, ajudando na popularização das danças de ritmos de rua. Atualmente, as atividades da Faixa Liberada da Ponta Negra ocorrem às quartas-feiras, das 17h às 22, e aos domingos, das 6h às 12h.

O diretor-clínico da Sensumed Oncologia, André Campana destacou a ação de conscientização contra o câncer de colo de útero. “A Sensumed Oncologia tem a jornada de participar do evento de 10 anos da Faixa Liberada. O clamor pela prevenção do câncer uterino é pelo fato de ele ser preventivo e termos como o evitar, com os preventivos e a vacinação contra o HPV”, explicou.

O motorista Wilhas Cruz falou sobre a importância da Faixa Liberada. “São 10 anos de Faixa Liberada e a Prefeitura de Manaus está de parabéns em oferecer atividades como essa para a população, de forma segura”, contou.

Organizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o evento contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Sensumed Oncologia, Live Academia e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-AM).

Expansão

Realizada em seis pontos da cidade, no bairro Cachoeirinha, zona Sul; Glória, zona Centro-Oeste; Ponta Negra, zona Oeste; São José, zona Leste; Viver Melhor, zona Norte; e Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, a Faixa Liberada reúne, em média, mais de 10 mil pessoas por semana. Sendo as atividades da Ponta Negra, Glória e São José as mais populares. Já a do Parque das Laranjeiras, realizada aos sábados das 16h às 20h, acontece em uma ladeira de 1 km, voltada para o público de esportes radicais.

— — —

Fotos: Nathalie Brasil / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui