27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

População de rua do Centro de Manaus recebe atendimento de cidadania, assistência social e saúde pela Sejusc e parceiros

Na noite de quarta-feira, 28 de outubro, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou 434 atendimentos na “1ª Ação de Cidadania Popular”. O alvo dos atendimentos foram as pessoas em situação de rua e profissionais do sexo do Centro de Manaus.

Foram realizados, entre outros serviços, emissão de RG CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, entrega de kits de higiene bucal, testagem do fluído oral – HIV/AIDS, distribuição de preservativos, abordagem e acolhimento social, banho, doação de roupas, corte de cabelo, depilação de sobrancelha e roda de conversa sobre violência doméstica contra às mulheres, além de distribuição de sopa.

A iniciativa aconteceu no estacionamento do Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) e contou com a parceria do Fundo de Promoção Social (FPS), Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Saúde (Susam), Secretarias Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e de Saúde (Semsa), Associação de Redução de Danos (Ardam), Coordenação Estadual DST/AIDS, Projeto Curupira, Rede Um Grito pela Vida, Fórum LGBT e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A titular da Sejusc, Graça Prola, disse que outra ação popular vai acontecer em dezembro, antes do Natal, com uma programação mais intensa para atingir um público maior. “Essa primeira edição serviu para cadastrar, conhecer de perto e pontuar as necessidades das pessoas que vivem em situação de rua. Vamos buscar novas parcerias públicas e privadas e voluntários, para somar esforços com objetivo de ampliar o leque de serviços e, também, atingir um maior número de pessoas. Queremos, inclusive, por em prática, políticas públicas para atender esse público de maneira mais efetiva e com alternativas para tirá-los da situação em que vivem”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui