O período da manhã do primeiro domingo de 2015 foi de muita movimentação nas faixas liberadas mantidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), em três endereços distintos da cidade: Ponta Negra, Parque das Laranjeiras e Parque Dez de Novembro.

A procura desses locais para a prática segura de atividades físicas ao ar livre se deve, principalmente, ao fato das pessoas iniciarem o ano traçando metas, dentre elas, deixar para trás os quilos extras adquiridos durante as comemorações ocorridas no mês de dezembro, aponta o secretário da Semjel, Elvys Damasceno.

“Tem muita gente que aproveita o início do ano para renovar a esperança de uma vida melhor. Essa expectativa faz com que muitos adotem bons hábitos e deixem para trás o que não é saudável. Outros aproveitam para recuperar a forma física, já que dezembro é um mês de muitas confraternizações e não adquirir umas calorias a mais nessa época é quase inevitável”, declarou Damasceno.

Motivados pela busca de qualidade de vida, um grupo de amigos escolheu o Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, para um desafio de 7 km de corrida na manhã de domingo. Encorajados pelo estudante de Educação Física Jorge Mendes, 23, os cinco jovens, que residem no mesmo condomínio residencial, situado na Estrada do Turismo, só deixaram o local após concluírem o percurso.

“Decidimos aproveitar esse espaço para praticarmos atividades físicas. A nossa ideia é toda semana fazermos algo diferente. Hoje corremos, na próxima semana iremos andar de bicicleta. Na semana seguinte vamos jogar vôlei. Iremos testar nossas habilidades e limites, com um pouco da experiência que o Jorge possui. Espero que essa animação de início de ano se prolongue, pois foi muito divertido”, disse o universitário Pedro Waughan, 25.

Passeio do Mindu
De férias em Manaus, cidade onde residiu até pouco tempo e conheceu o marido, com quem mora há dois anos na capital paulista, a advogada Miriam Peixoto, 34, aproveitou a manhã deste domingo para fazer uma caminhada pelo Passeio do Mindu, na zona Centro-Sul da cidade.

O local, contemplado com o projeto Faixa Liberada há menos de um mês, recebeu serviços de tapa-buraco, drenagem superficial e substituição de luminárias nos 800 metros de extensão das duas vias de acesso.

Para Miriam, a comodidade e segurança que a iniciativa oferece aos frequentadores e moradores da área merecem destaque. “O prefeito Arthur Neto está de parabéns! Morei no Parque Dez todos esses anos e há algum tempo víamos que o Passeio do Mindu estava abandonado. Minha família e eu nos sentimos mais seguros em praticar atividades agora. Adoro Manaus e sempre que posso venho aqui”, disse.

Esportes Radicais

Já no Conjunto Parque das Laranjeiras, precisamente na Avenida Visconde de Porto Seguro, uma ladeira de aproximadamente 1 km de extensão, a manhã foi de muita adrenalina por parte do público que utiliza o espaço do projeto Faixa Liberada para praticar esportes radicais sobre rodas.

De acordo com o diretor de Desporto da Semjel, André Galvão, a via é bastante procurada por amantes de esportes sobre rodas, como Skate, Longboard e Drift Trike. “Buscamos a inserção e consolidação da prática dessas atividades na capital. Pretendemos expandir o projeto Faixa Liberada e oferecer um espaço seguro para a prática de atividades físicas em todas as zonas da cidade”, explicou.

Sobre o projeto
Implantado há quatro anos pela Semjel, o programa Faixa Liberada é uma alternativa para a prática segura de esportes numa via urbana sem automóveis.

Aos domingos, das 6h às 12h, um trecho da Ponta Negra, que compreende a rotatória do Tropical Hotel até a entrada do Condomínio Jardim das Américas é fechado para atender a população. No ano passado o programa foi expandido no local às quartas-feiras, das 17h às 22h, sendo que o trecho é reduzido até a rotatória da Avenida do Turismo.

Também é oferecida à população a opção aos domingos no Passeio do Mindu e Avenida Avenida Visconde de Porto Seguro, na zona Centro-Sul da cidade, das 6h às 12h.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel)
Foto: Antônio Lima / Semjel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here