24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

População pode acessar informações de infraestrutura de sua cidade por meio de novo sistema de controle de obras implantado pela Seinfra

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) criou um novo sistema de consulta às obras públicas. Agora os cidadãos poderão acessar o Mapa Vivo de Obras, por meio da plataforma “e-Obras”, para verificar o status das obras e informações acerca dos contratos, prazos contratuais, empresas contratadas, valores contratados e executados, situação da obra, galeria de fotos, entre outras informações. O “e-Obras” é uma plataforma de gestão desenvolvida para gerenciar informações e conceder transparências às obras de responsabilidade do Governo do Estado.

O Mapa Vivo de Obras foi criado para dar visibilidade aos investimentos públicos e pode ser acessado pelo site da Seinfra: www.seinfra.am.gov.br. Ao clicar no banner instalado no site da Seinfra, o cidadão encontra um mapa interativo com “pinos” que marcam as obras em cada município. Vale ressaltar que o acesso pode ser feito também por meio de telefone celular e demais plataformas móveis.

Na plataforma há três opções de visualização denominadas de Mapa, Satélite e Mapa de Calor. No Mapa, o internauta visualiza todas as regiões com as obras da Seinfra. No Satélite, é possível verificar a localização da obra com mais detalhes, e no Mapa de Calor pode-se identificar as regiões com a maior concentração de obras no estado.

A plataforma também disponibiliza um campo “Busca”, que permite uma pesquisa por nome de rua, bairro e cidade. O mapa possui legendas para facilitar a leitura e a navegação do internauta e ainda uma Central de Ajuda com vídeos no modelo Educação a Distância (EaD) para facilitar a compreensão dos usuários do sistema.

“Buscando melhores ferramentas de gestão, desenvolvemos um novo sistema que atende às necessidades e proporciona maior produtividade à plataforma de Gestão de Obras. Com base nas sugestões de usuários e na evolução das necessidades de uso, foram e continuam sendo desenvolvidas novas funcionalidades para adequar cada vez mais o sistema ao Estado”, explicou o secretário titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima.

Placas com QR Code – Para garantir mais visibilidade e transparência às obras do Governo do Estado, a Seinfra vai implantar Código QR, um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando os telefones celulares equipados com câmera, nas placas de obras no estado. Esse novo layout obedece à Lei nº 5.063, de 27 de dezembro de 2019, que altera os incisos V e VI do artigo 3.º da Lei Estadual nº 3.995, de 15 de janeiro de 2014, que dispõe sobre a publicidade das ações e obras públicas no Estado do Amazonas.

Foto: Divulgação/Seinfra

spot_img