24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Por que as pessoas procuram cada vez mais as facetas de porcelana?

É cada vez mais frequente vermos a busca por um sorriso perfeito, seja nas redes sociais, em fotos de pessoas famosas ou até mesmo nos filtros de Instagram que tornam os dentes cada vez mais brancos. A coluna conversou com a cirurgiã dentista Juliana Vinciarelli para saber tudo sobre as famosas facetas.

“A maioria dos pacientes que me procuram no consultório estão em busca de uma estética do sorriso. Eles possuem alguma insatisfação com a cor, forma ou o alinhamento dental. Muitos têm suas vidas completamente transformadas após a instalação das facetas, pois se sentiam tão constrangidos com os sorrisos deles que os impactava em seus relacionamentos profissionais e pessoais, além da autoestima que era prejudicada”, disse Juliana.

“Como em todos os procedimentos estéticos é comum acontecer um “modismo” escalonado, atualmente observamos muitos pacientes com dentes ultra brancos, opacos e sem características anatômicas de um dente natural. Creio que a faceta veio para ficar, pois quando bem indicadas e corretamente instaladas trazem muitos benefícios para os pacientes, transformando seus sorrisos e suas vidas. Eu apostaria que a tendência do futuro será as facetas mais naturais, com cores e características anatômicas mais próximas de um dente natural.”, completou a doutora.

Para que servem as facetas?

As facetas são pequenas lâminas ultrafinas instaladas apenas na parte da frente do dente. Indicada para pacientes que apresentam diastemas (dentes espaçados), dentes conóides (anomalia dental onde o dente é menor do que o normal), dentes escurecidos devido ao tratamento de canal, manchas e alteração de cor.

Quais são os tipos/métodos de cada faceta?

A odontologia estética tem evoluído muito rápido, hoje já utilizamos scanners para o planejamento e cópia dos dentes, os preparos dentários são minimamente invasivos quando o paciente apresenta um correto alinhamento dos dentes (esses preparos são em torno de 0,3mm). O preparo (desgaste) ainda se faz necessário para que ocorra um encaixe perfeito entre: dente, gengiva e faceta. Dessa forma garantimos ao paciente uma longevidade maior das lentes e prevenimos possíveis doenças gengivais através dessa correta adaptação, promovendo assim saúde e estética ao paciente. A minha experiência em consultório me mostra o quanto a faceta em porcelana pode transformar vidas através do sorriso, os pacientes se emocionam quando finalizamos o tratamento, muitos choram e me relatam que era o sonho da vida deles! A mudança impacta positivamente em suas vidas, no relacionamento com as pessoas e até mesmo em suas redes sociais. Com certeza a faceta veio para ficar e quando bem indicada o resultado sem dúvida é incrível!

É possível retirar as facetas?

É possível removê-las com o uso de brocas ou até mesmo com o uso de laser, que através das suas ondas destaca a faceta do dente, agredindo muito menos e preservando a estrutura dental. Mas se houver muito desgaste dental na faceta anterior, não será possível restabelecer a estrutura desgastada.

Fotografia: Fernando Zanelato

spot_img