Posto Avançado  na Comunidade Gutierrez no Careiro da Várzea é inaugurado

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado-geral da instituição, Frederico Mendes, e delegado-geral adjunto, Ivo Martins, inaugurou na manhã desta quinta-feira (1º/11), na Comunidade Gutierrez, situada no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros em linha capital), o Posto Avançado de Polícia. O local funcionará para atender as demandas dos passageiros de carros e embarcações que utilizam o Porto Fluvial, localizado naquela comunidade, que se deslocam para municípios vizinhos, por meio da Rodovia Federal BR-319.

O delegado-geral destacou a relevância da instalação do Posto Avançado de Polícia naquela comunidade e, ainda, enfatizou que o local terá câmeras de monitoramento que funcionarão 24 horas.

“Esse posto será de suma importância pois era um reivindicação antiga da população que por aqui transita. Este local é a entrada para outros vários municípios do Estado, razão pela qual há interesse da própria Segurança Pública em monitorar o lugar. A nossa sede é dotada de câmaras de monitoramento, que serão integradas com a Polícia Militar, com isso temos certeza que iremos dar um trabalho mais eficiente e rápido para a população”, pontuou Mendes.

Funcionamento – De acordo com o diretor do Diretor de Polícia do Interior (DPI), delegado Henrique Brasil, a unidade vai funcionar para registro de Boletins de Ocorrência (BOs) de crimes de menor potencial, atendimento e encaminhamento a demais unidades.

“O posto está posicionado estrategicamente bem próximo ao porto, onde desembarcam ônibus, veículos de passeio, e também onde atracam as embarcações. No local, há um intenso fluxo de passageiros, principalmente em feriados e aos fins de semana, que utilizam aquela entrada no município ou que se deslocam para as cidades vizinhas, como Careiro Castanho, Manaquiri e Autazes. Nosso objetivo é garantir a segurança e coibir a prática criminosa naquela localidade”, explicou Brasil.

O titular da 35ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), delegado David Jordão, explicou que o Posto Avançado de Polícia foi equipado com mobiliário e passou por reparos estruturais, que incluem entre outros, pintura e aplicação dos letreiros. A unidade funcionará no horário de expediente, das 8h às 20h, para registro de BOs, todos os dias da semana, com um investigador de polícia e um estagiário de atendimento.

“O local foi pensando conforme as demandas que chegavam à delegacia e pela facilidade para o atendimento da população, já que o deslocamento até a sede do município custa caro e as demandas acabavam ficando reprimidas e os BOs deixavam de ser realizados por conta dessa dificuldade no transporte das pessoas, especialmente os ribeirinhos. O objetivo da Polícia Civil do Amazonas é estar mais próximo do cidadão”, concluiu o delegado David Jordão.

Presenças – A solenidade de inauguração do Posto Avançado de Polícia ocorreu na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e contou com as presenças do diretor do DPI, delegado Henrique Brasil; do diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Alessandro Albino; do titular da 35ª DIP de Careiro da Várzea, delegado David Jordão; além de Edwin Schoeer, que atua como Relações Institucionais da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Também prestigiaram o evento a engenheira do DNIT, Eliete Fernandes; o comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar do Careiro da Várzea, tenente Mota; o secretário Municipal de Planejamento e Admiração de Careiro da Várzea, Mário Jorge Brandão de Lima; além da subsecretária de Assistência Social e Cidadania, Elisangela Mendes, e também os policiais civis que atuam naquele município.

FOTO: Roberto Carlos / Secom