27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Praia da Lua tem ações de conscientização sobre queimadas e desmatamento

Mais de 30 Agentes Ambientais Voluntários (AAV) e técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizaram ações de educação ambiental, neste sábado (31/08), na Praia da Lua, em Manaus. Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Esquerda do Rio Negro, a praia é palco do festival Tarumã Alive até o domingo (01/09).

De acordo com a gestora da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, Ádila Mattos, além da ação de sensibilização realizada por toda extensão da praia, os AAV puderam expor os trabalhos produzidos pelas comunidades.

“Eles trouxeram produtos confeccionados pelos próprios comunitários. Tratam-se de produtos de baixo impacto para a natureza, pois os materiais utilizados são retirados da própria floresta de forma sustentável”, explicou.

Participaram da mobilização as comunidades Nova Esperança, São Francisco do Chita, Terra Preta, Bela Vista do Jaraqui e Baixote.

O presidente da Associação Povos e Comunidades Tradicionais Puranga Conquista, Raimundo Leite, explicou que esta é a primeira vez que a reserva está expondo os produtos sustentáveis como xarope de Jatobá, sabonete de andiroba e artesanatos de papel reciclável.

“Nós ficamos muito felizes com o convite pra expor e de poder participar de um evento desse tamanho como o Tarumã Alive. É uma oportunidade única que não conseguiríamos sem o apoio do Governo do Estado, por meio da Sema, que gerencia a unidade de conservação”, destacou.

Para a aluna de Engenharia Florestal, Carolina Vasconcelos, que participou do evento, o trabalho realizado é importante para disseminar a importância da conservação ambiental e dos cuidados com a natureza, principalmente em um ambiente como a Praia da Lua.

“Tem muita gente que não sabe a importância de manter uma floresta em pé, as consequências de uma queimada. Esta ação traz esse tipo de orientação”, salientou.

Programação – Além da programação ambiental, o festival conta com extensa agenda de shows. O lineup do evento conta com as bandas Casa de Caba, Pororoca Atômica, Grupo A Toada, The Stone Ramos, Márcia Novo, Johnny Jack Mesclado, Manauaras em Extinção e DJ Rafa Militão. A realização é das empresas Acauã Eventos, Sup Amazonas e Ecolazer. O Governo do Estado apoia por meio das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Mutirão de limpeza – Na última semana, o festival promoveu um mutirão de limpeza na Cachoeira Alta do Tarumã. Técnicos da Sema e voluntários do evento se reuniram na ação, que teve como objetivo chamar atenção para os cuidados com o Igarapé do Tarumã e com a cachoeira, que fica localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APP) municipal.

FOTO: Layane Nascimento/Sema

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui