Amazonas Notícias

Prazo de inscrição para seleção de novos diretores escolares é prorrogado pela Secretaria de Educação

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em colaboração com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), anuncia a prorrogação do período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) de Novos Diretores Escolares. O novo prazo estabelece o dia 24 de novembro, até as 16h, como limite para os interessados formalizarem suas inscrições.

Este processo seletivo é uma resposta à Lei 14.113 de 2020 do Ministério da Educação (MEC), que vincula a alocação de recursos do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR) à realização desse tipo de seleção. A Secretaria de Educação, representada por Diana Franco, gerente de Fortalecimento da Gestão Escolar (GForge), esclarece que a decisão de prorrogar o prazo surgiu devido à grande demanda de candidatos e ao volume significativo de documentos necessários para o processo.

Os interessados devem atender a critérios específicos, como serem efetivos e estáveis no quadro de Magistério da Secretaria de Educação, possuir disponibilidade integral e graduação, preferencialmente com especialização em gestão escolar e coordenação pedagógica. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Comissão Permanente de Concursos (Copec) no endereço https://www.concursoscopec.com.br/181-pss-assessor/concurso/exibir.html.

A seleção preencherá 604 vagas, além de formar um banco de reserva com o dobro desse número. A Secretaria salienta a importância do cumprimento das normas estabelecidas pela Resolução nº 01/2022 da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade (CIF), cujo não cumprimento pode resultar na perda de fundos VAAR pelos entes federados. As alterações e informações adicionais estarão disponíveis nos sites da Secretaria e da Copec.

Relacioandos