As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prazo para as inscrições na Jornada da Educação Alimentar e Nutricional é prorrogado para 26 de julho

A medida foi tomada por conta da pandemia do novo coronavírus

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), prorrogou o prazo das inscrições para a Jornada da Educação Alimentar e Nutricional 2020. As escolas públicas interessadas têm até 26 de julho para realizar o procedimento, por meio do portal do FNDE.

O período se encerraria nesta sexta-feira, 27 de março, mas a pandemia do novo coronavírus levou à suspensão das aulas na educação básica e comprometeu o cronograma original.

“A proposta da jornada é fazer com que toda a comunidade escolar se envolva em iniciativas que promovam a discussão sobre o tema. Com a pandemia e as aulas suspensas, isso não se concretiza. A prorrogação se fez necessária para que todos tenham a oportunidade de participar”, explicou a presidente do FNDE, Karine Santos.

A jornada tem o objetivo de incentivar o debate e a prática de atividades de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. Nela, as escolas desenvolvem atividades para quatro etapas temáticas:

Caminho percorrido pelo alimento: do campo à mesa da escola

Promoção da alimentação adequada e saudável: professores(as) em ação!

Escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)?

Resgate de tradições alimentares da família.

Para cada tema, são selecionados cinco relatos que serão publicados em um livro em formato digital. A seleção é realizada por uma Comissão Julgadora composta por técnicos da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, do FNDE.

Ao final da jornada, serão emitidos certificados de menção honrosa nominais para nutricionistas, diretores, coordenadores da jornada e escolas que completarem todas as etapas.

As inscrições devem ser feitas por diretores de instituições de ensino ou nutricionistas ligados ao PNAE, cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle, Módulo Plano de Ações Articuladas (SiMEC/PAR). A jornada começou nas creches e, com o passar dos anos, foi implementada na pré-escola e no ensino fundamental.