As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prazo para entrega de documentos do Prouni do primeiro 2020 termina nesta quinta, 21

Procedimento deve ser realizado por candidatos que manifestaram interesse na lista de espera

Candidatos que manifestaram interesse na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta quinta-feira, 21 de maio, para entregar a documentação exigida. O prazo é direcionado aos participantes do processo seletivo do primeiro semestre. A data consta no novo edital do programa, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada.

O texto também prevê que o registro da concessão de bolsa ou reprovação do candidato deverá ser efetuado pelas instituições de ensino até 23h59 de 24 de maio.

Caso as instituições de ensino não possam receber a documentação fisicamente, a orientação do MEC é que seja disponibilizado um canal para envio dos documentos de forma digital, como um endereço de e-mail ou número de WhatsApp.

As novas datas foram publicadas após o ministério prorrogar, por tempo indeterminado, o período das listas de espera do programa de acesso ao ensino superior. A medida teve o objetivo de minimizar os prejuízos da pandemia de coronavírus na vida dos estudantes, já que diversas instituições de ensino estão com suas atividades paralisadas em razão da determinação de estados e municípios.

O Prouni é o programa que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior. A lista de espera do programa é mais uma oportunidade para candidatos que não foram pré-selecionados na primeira e na segunda chamadas conseguirem uma bolsa pelo programa. Os estudantes são classificados por curso e turno, seguindo as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

Segundo semestre – A edição do segundo semestre já tem datas para inscrições: de 23 a 26 de junho. A divulgação ocorreu juntamente com a de outros programas para acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 16 a 19 de junho, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de 30 de junho a 3 de julho.

Larissa Lima, do Portal MEC