24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prazo para registrar granjas de aves encerra no dia 3 de março

Os produtores de aves de corte e postura devem procurar a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror até o dia 3 de março para registrarem suas granjas. A medida atende a Instrução Normativa (IN), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), n° 56/2007 sobre biossegurança na avicultura.

De acordo com a médica veterinária da Adaf, Edra Pará, a recomendação é direcionada para produtores que tem mais de mil aves que são utilizadas para fins comerciais. Os produtores devem procurar a sede da Adaf em Manaus (Avenida Carlos Drumond de Andrade, nº 1460, 1º andar, bairro Japiim, zona sul de Manaus), no horário das 8h às 13h e de 14h às 16:30h ou nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), no interior.

“Nesse momento precisamos que os produtores deem entrada neste requerimento, mas antes disso façam as adequações determinadas pelo Mapa. Quem não atender a medida não poderá alojar novas aves”, destacou.

Edra explica ainda para que o produtor possa validar o registro é necessário que sejam realizadas algumas adequações de biosseguridade, entre elas a instalação do arcolúvio e telamento dos galpões. O arcolúvio é para todos os meios de transporte que forem adentrar ao estabelecimento para que seja realizada aspersão em todo o veículo com desinfetantes, evitando assim a entrada de possíveis agentes patológicos para as aves.

“A tela nos galpões é justamente para evitar que aves silvestres entrem em contato com as aves comerciais, além disso, no sentido da defesa sanitária com a prevenção de doenças como a influenza aviária, doença de Newcastle e salmoneloses”, destacou.

Segundo dados de 2016, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), órgão vinculado à Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), o plantel avícola no Amazonas é 528.032 aves. Ao todo são 4.023 produtores envolvidos com esta atividade.

FOTO: ASSCOM/ADAF

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui