32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Prefeito Arthur Neto entrega décimo parque da juventude em área verde da zona Norte de Manaus

Uma área de lazer completa foi entregue para os moradores da comunidade Monte Sinai, no bairro Cidade Nova, zona Norte, na noite desta segunda-feira, 6/1. Localizado na rua Professora Emília Grana, o parque da juventude foi entregue pelo prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, o décimo espaço público, em uma área verde, entregue em sua gestão. As obras foram viabilizadas por meio de compensação ambiental firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a RD Engenharia, com apoio da Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

“Nós poupamos dinheiro no custeio para sobrar para os investimentos. Estamos fazendo grandes obras de infraestrutura por toda a cidade e poder entregar um parque como este para a população é muito gratificante para mim. É um trabalho em conjunto, feito em parceria com empresas privadas, sem custos para o município, que nos permite continuar fazendo um belo espaço como esse para a população ter uma área de lazer e reforçar a vida familiar”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

O parque está dentro da política pública de gestão sustentável de áreas protegidas municipais, desenvolvida por ele como forma de promover a melhoria ambiental e da qualidade de vida das populações residentes no entorno de áreas verdes da cidade.

A Semmas é responsável pela execução do programa Espaço Verde na Comunidade, que realiza o mapeamento e diagnóstico socioambiental das áreas verdes de conjuntos habitacionais aprovados pelo município, para a implantação dos parques. Já a Semppe se responsabiliza pela adoção dos espaços por meio de parceria público-privada mantida junto às empresas.

“A Semppe desenhou o projeto, acompanhou a execução e fez a adoção desse espaço que hoje está sendo tão bem utilizado, agregando a comunidade com atividades de lazer, recreação para as crianças, deu uma qualidade, uma valorização para o entorno e a partir de hoje as pessoas terão um espaço para agregar e cuidar da saúde também”, destacou a secretária da Semmpe, Maria Josepha Chaves.

O projeto arquitetônico ocupou um espaço de 1,4 mil metros quadrados, com equipamentos urbanos, paisagismo e arborização. O parque da juventude do Monte Sinai conta com pista de caminhada, iluminação a LED, academia ao ar livre, parquinho infantil, miniquadra, mesa de jogos, jardinagem e arborização.

“Quando eu era criança a gente não tinha um espaço desses, hoje temos a oportunidade de ter uma área linda como essa para a nossa comunidade. Isso representa para nós moradores uma vitória, estamos muito agradecidos de coração. Agora nós vamos cuidar do espaço”, relatou o morador Orleylson Lima.

As compensações ambientais e a adoção de espaços por meio de parcerias público-privadas são importantes avanços obtidos pela atual gestão municipal, pois permitem o compartilhamento de responsabilidades e economia para os cofres municipais.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a adoção fecha um ciclo iniciado pela demanda da comunidade. “As áreas verdes, historicamente vítimas de mau uso e vistas como locais de lixeiras viciadas e de marginalidade, renasceram e passaram a exercer suas funções socioambientais na gestão do prefeito Arthur Neto, contribuindo para a ampliação da cobertura vegetal da cidade”, explicou o secretário Antonio Nelson.

No total, 15 áreas verdes já foram contempladas com ações de requalificação do uso, restando ainda cinco a serem entregues, no primeiro trimestre deste ano, situadas nos conjuntos Hileia 2 (Redenção), Lula (Zumbi), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cidade Nova), Núcleo 15 (Cidade Nova) e Déborah (Dom Pedro I).

Foto – Mário Oliveira / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui