Em uma iniciativa inédita, o prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu, na tarde desta terça-feira, 25/9, juntamente com a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária Elisabeth Valeiko Ribeiro, universitários do curso de jornalismo do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate) para um debate sobre “Comunicação e Gestão Pública”. O encontro, coordenado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), aconteceu no Centro Cultural Palácio Rio Branco, na praça Dom Pedro II, Centro Histórico da cidade.

Aproximadamente 40 alunos, além de professores universitários, puderam questionar o chefe do Executivo Municipal sobre temas importantes para a capital amazonense, entre eles, assuntos voltados à infraestrutura, mobilidade urbana, meio ambiente, educação, saúde e também política e economia, sem deixar passar despercebido o momento de crise pelo qual atravessa o Brasil.

Ao destacar o importante papel da imprensa em dar mais transparência ao ato de governar, lembrando a longa relação de respeito aos comunicadores em seus 40 anos de vida pública, o prefeito disse que viu a imprensa ser tolhida de exercer sua função, por isso é árduo defensor da democracia e esses jovens são a garantia de continuidade dos direitos da sociedade se manter informada. “Fico muito feliz em ver que jovens cursando jornalismo estejam interessados em debater temas importantes para a vida das pessoas, seja em âmbito municipal, estadual e nacional.”

Além de possibilitar o contato dos alunos com o prefeito, a ação contribuiu para destacar as diretrizes da Lei de Acesso à Informação. O jornalista e secretário municipal de Comunicação, Eric Gamboa, afirmou que esse contato é duplamente importante. “Contribui na formação desses futuros profissionais e nos oportuniza, enquanto servidores públicos, prestarmos contas para mais uma parcela da sociedade.”

O encontro surgiu a partir do interesse dos alunos de jornalismo na cobertura de temas voltados ao cotidiano da cidade e sua relação com a gestão pública. A proposta foi conduzida pelo professor e jornalista Rômulo Araújo, em parceria com as professoras Andréa Arruda e Edilene Mafra, também jornalistas, responsáveis pelas turmas do segundo, quarto e sexto períodos, presentes ao encontro.

A professora Edilene Mafra, que também coordena os cursos de Comunicação da UniNorte/Laureate, explicou que como parte das atividades, os alunos pensaram, previamente, em pautas de interesse coletivo e farão reportagens com base nas informações obtidas. “Nada melhor que falar sobre jornalismo em Manaus com o gestor da administração municipal. Tenho certeza de que esses estudantes de jornalismo saem com uma nova visão política.”

Para os alunos, a oportunidade servirá como experiência, mesmo após a conclusão do curso, como completou o universitário Augusto Patrick, do 6º período. “Para nós, comunicadores do futuro, é muito bom saber como iremos nos portar e como uma autoridade se porta em uma coletiva.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here