26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Prefeito de Manaus cumpre agenda intensa e atesta qualidade do complexo viário no Manoa

Desde cedo cumprindo agenda oficial, que incluiu reunião no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), entrega de cartões do programa “Nossa Merenda”, homenagens a gestores municipais por resultados alcançados e entrega do mercado municipal Walter Rayol, o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto cumpriu intensa agenda de vistoria nesta quarta-feira, 16/12, em obras que estão em fase de conclusão, como tem feito diariamente. Entre elas, estruturas de educação, socioassistenciais e mobilidade, como o complexo viário Professora Isabel Victoria, na zona Norte.

“Vamos inaugurar a qualquer momento, a obra está praticamente pronta. O trânsito no entorno vai desafogar para as entradas dos bairros. E na parte de baixo, que se tornou um complexo de lazer, já estamos finalizando o espaço, que vai atrair muitas famílias para ocupar um local que se tornaria ocioso, mas que aproveitamos cada pedaço”, explicou o prefeito, durante vistoria ao complexo viário, já na noite desta quinta, acompanhado da presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

O complexo viário Isabel Victoria já passou pelas adequações necessárias ao sistema de transporte e recebe a sinalização final para ter o fluxo liberado. Na parte inferior, o complexo de lazer com quadra, praça de alimentação, playground, academia ao ar livre e estacionamento, cujos trabalhos foram coordenados pela comissão de paisagismo e urbanismo, também já está na reta final de ajustes antes de ser entregue à população.

O complexo viário, localizado em frente à entrada do conjunto Manoa, no bairro Cidade Nova, é o terceiro da gestão Arthur Neto. Em junho deste ano, foi entregue o complexo viário Ministro Roberto Campos, entre as ruas Pará e João Valério, na avenida Constantino Nery, e em 2014, o complexo viário 28 de Março, nas proximidades do aeroporto internacional Eduardo Gomes.

Mais obras

Antes de encerrar o dia intenso de trabalho com a visita ao complexo viário, o prefeito Arthur esteve na obra localizada no Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, o Parque Linear 2, uma das maiores intervenções urbanas em infraestrutura viária realizadas pela Prefeitura de Manaus. Atualmente, está em fase final a última das cinco pontes que compõem o projeto. A construção inclui a laje de transição, o asfaltamento, a inclusão de meio-fio, sarjeta e calçada.

“Essa construção vai proporcionar um grande alívio no trânsito. Essa obra ninguém acreditava que poderia ser feita e nós a fizemos inteira. É a maior obra viária que já se fez em Manaus. Aqui, por exemplo, você vê a solidez dessa ponte que sugere respeito, boa engenharia e segurança”, aponta o prefeito, em visita ao local no fim da tarde. Os trabalhos atuais incluem a ligação entre as zonas Leste e Norte, por meio da avenida Autaz Mirim ao bairro Novo Aleixo com vias nos sentidos ida e volta, além de drenagem profunda e serviços de urbanização e sinalização.

Outra obra vistoriada pelo prefeito Arthur, já na área da Educação, foi a escola municipal Boa Esperança, no bairro São José, na zona Leste. A unidade está com a obra praticamente finalizada recebendo os últimos reparos para ser entregue à população, pronta para funcionar no ano letivo de 2021. O prefeito também esteve no último dos cinco Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes) entregues por ele. Localizado no bairro Novo Aleixo, zona Norte, a obra tem 80% de execução e vai abrigar dois prédios: um, no qual será oferecida a educação infantil, e outro, onde haverá aulas para o ensino fundamental.

“Escolhemos cinco bairros que têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano, para construir os Cimes. São locais com pessoas carentes, que precisam de ajuda e que precisam de escola, porque a grande libertação econômica de uma pessoa e de uma família vem da escola. A maior oportunidade de todas é a educação. Por isso, estamos fazendo o impossível para entregar o Cime Avelino Pereira, para poder funcionar já no ano que vem”, destacou o prefeito.

Mais cedo, a primeira verificação foi o Centro de Convivência da Família e do Idoso, no bairro São José, zona Leste. A unidade vai oferecer atividades e ações esportivas, de lazer, intelectuais e socioassistenciais, similares às do Parque Municipal do Idoso (PMI), na zona Centro-sul. O local, além de proporcionar qualidade de vida para o público-alvo, vai descentralizar os serviços do Parque do Idoso. O contrapiso já está pronto, para receber a cerâmica, e a instalação do telhado já começou. Além disso, encanação e parte elétrica já estão finalizadas e a fase de nivelar o terreno, para iniciar a construção da pista de caminhada, também, está em andamento.

Texto – Renata Félix, Fábio Leite e João Pedro Figueiredo / Semcom

Foto – Valdo Leão e Mário Oliveira / Semcom

spot_img