27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeito de Manaus e primeira-dama entregam primeira área paisagística do Distrito Industrial e pedem cuidados

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, entregaram nesta quarta-feira, 2/12, a revitalização paisagística e urbanística da avenida Ministro Mário Andreazza, no Distrito Industrial 1. Essa é a primeira das intervenções paisagísticas que estão sendo realizadas em pontos diferentes do Distrito e faz parte do trabalho de requalificação socioambiental e urbanística, desenvolvido pela comissão.

“Essa intervenção melhora o clima, embeleza a cidade, deixa Manaus mais verde, prepara-a para o turismo e se junta aos nossos trabalhos de requalificação da malha viária que ocorre em toda as zonas e, especialmente, no Distrito. As equipes seguem trabalhando, contribuindo para fazer uma cidade mais sólida e mais forte”, disse o prefeito, juntamente com o superintendente da Zona Franca de Manaus, Algacir Polsin, após descerrar a placa, simbolizando a entrega do espaço adotado pela Suframa para os cuidados futuros.

O trabalho foi desenvolvido em uma área de 6 mil metros quadrados com o plantio de 5 mil mudas do Programa Arboriza Manaus, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A área ganhou um colorido especial com uso de espécies resistentes como a ixora, duranta, alamanda, croton, palmeiras arecas, barba-de-serpente, além de mudas arbóreas como pau-pretinho e ipê. O local também recebeu obras de urbanismo, como melhorias de calçadas, meios-fios e sinalização.

“Além de embelezar a cidade, é muito importante que as pessoas cuidem desses espaços, como a Suframa vai cuidar desse que estamos entregando. Nas outras áreas, vamos sensibilizar as indústrias próximas para também adotarem”, observou a presidente da comissão, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. “Estamos fazendo isso em toda cidade. No complexo viário Professora Isabel Victoria, por exemplo, vai ter um complexo de lazer, com paisagismo, quadra, praças de alimentação. Vamos entregar, mas pedimos que as pessoas adotem e cuidem da cidade”, reforçou Elisabeth Valeiko.

Segundo o prefeito, as obras de requalificação do Distrito Industrial avançam com celeridade para alcançar um alto percentual de infraestrutura. “O cartão postal da cidade para o investimento é o Distrito Industrial. Estamos melhorando mais de 30 ruas, que são vias longas e que estavam se arruinando. Estamos recuperando esses espaços, graças à parceria e boa vontade da Suframa”, disse Arthur.

Outras áreas do Distrito recebem projetos de paisagismo e urbanismo, como a rotatório Armando Mendes (conhecida como bola da Samsung), uma das maiores áreas em extensão trabalhadas, com um total de 12 mil metros quadrados. O Distrito recebe também, além do trabalho de requalificação viária, outras obras como recuperação de calçadas e meios-fios, sinalização horizontal e vertical e iluminação a LED, fruto da parceria da prefeitura com a Suframa.

“Nós estamos aproveitando o asfaltamento do Distrito Industrial, que era uma necessidade antiga, um clamor da população e indústria, e estamos avançando em outras frentes, como o paisagismo. Essa praça é um cartão de visita para todos os empresários que vierem, além de ser um lugar agradável à população. Só tenho a agradecer essa parceria e temos que continuar trabalhando dessa forma, integrados para o bem comum”, destacou o superintendente da Suframa, general Algasir Polsin.

A Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo realizou o mapeamento de 40 áreas públicas da cidade, que recebem paisagismo e infraestrutura urbana. Atualmente, os trabalhos estão acontecendo na avenida do Turismo, avenida Coronel Cirilo Mendes, rotatória do Francisca Mendes (bola do Samu), corredor viário entre a Efigênio Salles e a avenida das Torres e complexo 28 de Março.

As equipes de campo, coordenadas pela Semmas, atuam, simultaneamente, em diferentes frentes de trabalho com a finalidade de cumprir os prazos de entrega previstos nos projetos. Entre os serviços feitos em campo, estão obras de pavimentação, alvenaria, meio-fio e calçada, contribuindo para a melhoria da qualidade do solo e o crescimento das mudas.

“A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto se preocupou em dotar a cidade de obras e do paisagismo e arborização, que humaniza esses espaços. Um exemplo recente foi o do complexo viário Ministro Roberto Campos, que manteve áreas arborizadas e realizou até o transplante de uma árvore adulta para salvá-la do corte”, relembrou o secretário da Semmas, Antônio Nelson de Oliveira Júnior.

Mais obras no Distrito

Logo após a entrega do projeto paisagístico, o prefeito Arthur Neto também vistoriou obras em execução no Distrito Industrial, nas bolas da Suframa e Abiurana, onde são feitas pistas de transição, que é a união de todas as entradas e saídas, unificando os pavimentos com a laje das rotatórias. Na bola da Suframa, é feita a preparação do subleito para fazer a base da transição da rotatória.

“Depois que tudo estiver pronto, as pistas estarão na altura da laje da rotatória. Estamos fazendo várias dessas para dar o máximo de trafegabilidade aos veículos no Distrito Industrial”, explicou Arthur.

Na junção da avenida Abiurana com a avenida Buritis, a prefeitura realiza as obras da rotatória e também da transição, a exemplo do que está ocorrendo na bola da Suframa. A rotatória já está com 90% das obras concluídas e, no atual estágio, está construído o complemento da rotatória.

“Temos três grandes rotatórias no Distrito: a bola da Suframa, a bola da Samsung e a bola da Gillette, e temos várias menores, como essa aqui, que também é muito importante, porque faz a interligação com a avenida Buriti e daí dá acesso a todo o Distrito. É um trabalho executado com muito cuidado e aplicação”, concluiu o prefeito.

Texto – Jacira Oliveira / Semcom

Foto – Fábio Leite / Divulgação Semcom

spot_img