26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Prefeito de Manaus vistoria ações do ‘Requalifica’ na zona Oeste e vias contempladas já recebem nova sinalização

A primeira fase do “Requalifica”, da Prefeitura de Manaus, avança com o recapeamento de vias em quatro zonas da capital e já contempla também a implantação de nova sinalização viária em ruas e avenidas de grande movimento que já receberam novo asfalto. Nesta segunda-feira, 5/8, o prefeito Arthur Virgílio Neto vistoriou o serviço na rua Brasil, bairro Compensa, zona Oeste, inserida no lote 1.

“Este é o Requalifica 1 e já estamos licitando o Requalifica 2, 3 e 4. Nós vamos investir cerca de R$ 400 milhões neste verão em obras de infraestrutura na cidade de Manaus. Nós fazemos obras de qualidade para ficar, para durar, pois tem dinheiro público investido. Fazemos obras para que marquem a nossa gestão positivamente e que beneficiem, principalmente, o povo manauara”, destacou Arthur ao ver o asfalto novo chegar aos 600 metros de extensão da rua Brasil, que liga as avenidas Ipase e Brasil.

Com quase três meses de trabalho, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) já contemplou mais de 60 quilômetros de vias com a realização de fresagem (retirada do asfalto antigo) e a aplicação da camada de regularização (Binder) para, em seguida, concluir com a camada final de asfalto com aproximadamente 7 centímetros de nova pavimentação.

No lote 1, que contempla a zona Oeste, o Requalifica já passou pelos bairros Dom Pedro, Lírio do Vale, Alvorada, Nova Esperança e Vila da Prata. No Lote 2, que inclui a zona Norte, a recuperação asfáltica chegou aos bairros Cidade de Deus, Santa Etelvina, Mutirão e está em andamento no Cidade Nova.

Na zona Leste, lote 3, as melhorias já foram implantadas nos bairros Grande Vitória, Zumbi, Tancredo Neves e está em andamento no São José, em vias que integram as rotas de linha de ônibus no bairro. Já o lote 4 que integra a zona Sul, executado simultaneamente às outras frentes, passou pelos bairros Parque 10 de Novembro, Educandos, Colônia Oliveira Machado, São Francisco, Petrópolis e, recentemente, na rua Fortaleza, em Adrianópolis.

O programa Requalifica foi lançado no último dia 13 de maio, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, e está investindo R$ 51 milhões, na primeira etapa, para recuperar 90 quilômetros e 168 vias, que podem ser acompanhadas no site http://seminf.manaus.am.gov.br, no banner “Requalifica”. O pacote de serviços é oriundo de operação de crédito da Prefeitura de Manaus junto ao Banco do Brasil.

Sinalização de trânsito

Ruas e avenidas que receberam as melhorias do “Requalifica” já estão com as sinalizações viárias renovadas. O trabalho do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – Gestão de Trânsito é realizado em vias com grande circulação de motoristas e pedestres. São faixas, placas, linhas de divisão de fluxo e entre outras sinalizações, ampliando a segurança para todos que estão no trânsito.

A sinalização de trânsito já foi implantada em 15 vias incluídas pela Prefeitura de Manaus no Programa Requalifica. Logo após o recapeamento completo realizado pela Seminf, a equipe de Trânsito do IMMU entra com as sinalizações vertical e horizontal.

Faixas de pedestres, linhas de contenção, linhas de bordo, linhas de divisão de pista e de divisão de fluxo foram implantadas em seis ruas da zona Oeste, recém-asfaltadas. Na rua B do bairro Alvorada, a sinalização priorizou áreas com intensa travessia de pedestres, como trechos na frente de igrejas, escolas, creches e feiras.

No conjunto Dom Pedro, também na zona Oeste, uma das vias mais movimentadas do bairro, a Bartolomeu Bueno, recebeu nova sinalização e ordenou a circulação de veículos com linhas de divisão de fluxo. Placas de sinalização também foram implantadas para indicar o sentido do tráfego.

Na zona Norte, quem passa na rua Ibicaré, que liga o bairro do Mutirão à avenida Camapuã, na altura do Terminal de Integração 4 (T4), percebe a mudança. “Passo todos os dias aqui a caminho do trabalho e percebi como a rua está mais bonita. Está com o asfalto novinho e toda sinalizada”, observou a moradora do Mutirão, Conceição Vieira.

Ainda na zona Norte os moradores da avenida Penetração e rua Padre João Ribeiro, nos bairros Cidade de Deus e Conjunto Canaranas, respectivamente, comemoraram a implantação de faixas de pedestres e de divisão de fluxo. “As faixas de pedestres dão mais segurança às nossas crianças quando atravessam a rua, a caminho da escola”, comprovou o mecânico João Izidro Soares.

O vice-presidente do IMMU – Gestão de Trânsito, Franklin Pinto, disse que o trabalho de sinalização será ampliado, seguindo o avanço do Requalifica. “Estamos engajados nesse importante programa lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Na medida em que o recapeamento é realizado, nossos técnicos imediatamente renovam a sinalização na via, contribuindo para segurança viária e redução de acidentes de trânsito, uma das metas da atual gestão”, informou.

Foto – Alex Pazuello / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui