As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prefeito de Tonantins repudia ‘ataque de estrelismo’ de Joana D’arc e ela contra-ataca

Por meio da página oficial da Prefeitura Municipal de Tonantins, nesta quinta-feira (15), o atual prefeito Lázaro de Souza Martins, o “Curica”, se pronunciou contra a deputada estadual Joana D’arc que esteve na cidade e promoveu uma verdadeira fiscalização em hospitais, postos policiais e demais pontos públicos.

Segundo o prefeito, a deputada – utilizando dos recursos públicos do Estado do Amazonas – invadiu os hospital e promoveu uma verdadeira confusão. Inclusive, ela teria ofendido os servidores públicos. Veja a nota completa publicada por ele:

A Prefeitura Municipal de Tonantins vem de público REPUDIAR a maneira truculenta e destemperada como a Deputada Estadual Joana D´Arc se portou em sua visita à cidade de Tonantins no dia de ontem, 14 de agosto de 2019.

Causa estranheza como uma parlamentar, utilizando-se de avião pago com recursos públicos do povo amazonense, vem ao município acompanhada de advogados de uma vereadora, adentra nas dependências do Hospital municipal, onde pessoas enfermas se encontravam internadas e começa a criar confusão, balbúrdia e ofensas aos servidores, numa clara demonstração de despreparo e prepotência.

Essa senhora não possui qualquer autoridade no município de Tonantins, não é daqui e nunca destinou um real para trazer qualquer benefício ao povo tonantinense, ou seja, é uma estranha, uma penetra, uma inconveniente que não merece o respeito das autoridades municipais e muito menos da população local.

Expresso aqui minha solidariedade às pessoas que foram ofendidas e desacatadas pela Deputada Joana D´Arc, em especial aos servidores da saúde e à Câmara de Vereadores, por sua grande maioria dos parlamentares, que está desempenhando suas funções, ao investigar de maneira democrática e constitucional um de seus membros, cumprindo seu papel outorgado pela Constituição Federal e pelas leis deste país.

Mais absurdo ainda foi o fato da referida parlamentar, que mais parece agitadora de torcida, se cadastrar como advogada de defesa de uma vereadora investigada, assinando a ata da reunião e tudo isso às custas de dinheiro público.

Portanto, senhoras parlamentares, tais atitudes só demonstram que Vossas Excelências, como as acusadoras que são, não possuem qualquer moral para apontar o dedo para pessoas de bem de Tonantins e nem tampouco fazer críticas à administração municipal, que vem trabalhando diuturnamente pela melhoria das condições de vida da população, com os parcos recursos que lhe são repassados. Muito mais daria para fazer se ao invés de gastar dinheiro com aviões e diárias essa deputada destinasse dinheiro para o atendimento da população carente e não somente para animais, como é sua bandeira de campanha.

Tonantins – AM, 15 de agosto de 2019.

Lázaro de Souza Martins – Prefeito Municipal de Tonantins/AM

Resposta de Joana D’arc

Por outro lado, a deputada também não ficou calada e disse que fez apenas o seu trabalho: que é fiscalizar. Segundo ela, também por meio de publicação na sua página pessoal no Facebook, tentaram impedir o que o seu trabalho fosse feito e, por isso, teria ocorrido uma animosidade no local.

Estado de um dos locais visitados por Joana em Tonantins

Nas fotos publicadas na rede social é possível ver muitas irregularidades e precariedade dos logradouros públicos.

Veja a nota publicada por ela:

Nos últimos dois dias estive presente no município de Tonantins, cumprindo a agenda que sigo de visitação ao interior do nosso Estado.

Encontrei muitas irregularidades, algumas novas e que serão objetos de denúncia. Outras eu pude confirmar, pois já foram feitas no Ministério Público Estadual. Soltarei uma a uma para que todos vocês possam acompanhar o descaso que acontece neste município.

No entanto, quero chamar atenção de todos vocês para outro fato. O papel de uma parlamentar é fiscalizar, denunciar quando necessário e propor soluções. Foi isso que eu fiz. No entanto, desde a minha primeira fiscalização, tive minhas prerrogativas de deputada estadual feridas. Tentaram me impedir de fiscalizar o hospital municipal, tentaram me impedir de ter acesso ao livro de ponto e documentos. Tentaram também me intimidar me seguindo pela cidade. Não bastasse tudo isso, tentam me diminuir e desqualificar o meu trabalho como forma de me calar sobre tudo que eu vi, ouvi e comprovei.

Chego a Manaus e sou surpreendida por uma nota do Prefeito da cidade, atacando a mim pessoalmente na página institucional da Prefeitura. Isso mesmo, na página INSTITUCIONAL. Mas não apenas isso. Uma nota é divulgada com grandes resquícios de preconceito, misoginia e desrespeito pelo simples fato de eu ser uma mulher parlamentar.

Minha gente, quando uma mulher exige seus direitos ela é tachada como barraqueira, quando uma mulher se impõe ela é vista como destemperada e quando uma mulher encontra vários objetos de denúncia, existe uma tentativa de denegrir seu trabalho e mudar a realidade dos fatos. Isso ocorre com qualquer mulher, em qualquer espaço que ocupe. Tenho certeza que muitas mulheres se identificarão com o que escrevo.

Pois bem, nada disso me calará ou fará eu ter medo de cumprir com o meu papel. Quem me conhece sabe, se ferem meus direitos eu me imponho. Não me calo, não me amedronto e continuo a fazer meu papel. Muita gente vai receber notícias contra mim, pois incomodei muitos interesses e sai do Município ameaçada, mas quando lerem a nota, vejam as fotos desse post e tirem suas próprias conclusões.

Joana relatou que o município está abandonado

Nas fotos:

1) Cozinha entregue às baratas, onde fazem a comida dos pacientes e trabalhadores do hospital. Detalhe: hospital foi “reformado” para não dizer maquiado. Mesmo a prefeitura recebendo recursos do FTI.

2) Lixão a céu aberto, funcionando na beira de uma estrada onde muitos agricultores tiram seu sustento, mas a água e o solo se encontram poluídos.

3) Sede da guarda municipal deteriorada e insalubre. Não tem banheiro para os guardas. Não se tem estrutura de material e transporte para eles patrulharem. Eles utilizam suas próprias motos.

Isso é só por hoje, em breve vamos falar de pessoas que receberam recursos do FUNDEB indevidamente, sem estar trabalhando ou nas salas de aulas.

Viram o porquê de tanto ataque? Tirem suas próprias conclusões. Agradeço ao povo de Tonantins por terem me recebido tão bem e por me protegerem em todos meus passos no município. Em breve estou de volta! Ah, e com REFORÇOS!

Joana Darc 
Deputada Estadual

você pode gostar também