Durante a leitura da mensagem governamental na Câmara Municipal de Manaus (CMM), hoje, pela manhã, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), prometeu trocar todo sistema de lâmpadas tradicionais instalados no sistema de iluminação pública da cidade para lâmpadas de LED, reduzindo em até 30% os gastos com energia elétrica e auxiliando na preservação do meio ambiente.

Arthur Neto afirmou que essa mudança atendeu a uma proposta do vereador Everaldo Farias (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa. O parlamentar protocolou no dia 2 de março de 2013 a Indicação 618/2013, sugerindo a mudança do sistema elétrico. “Nos últimos anos, sempre abrimos espaços para debater as propostas dos vereadores e a substituição das lâmpadas do sistema de iluminação pública por LED partiu do vereador Everaldo”, disse.

Na indicação apresentada pelo vereador, ele apontou cinco principais vantagens da utilização da iluminação em LED, como: longa vida útil, a média de tempo de vida gira em torno de 50 mil horas de consumo; custo mínimo de manutenção, pelo motivo de sua longa vida útil, as lâmpadas LED evitam suspensões de serviço, prejuízos e substituições constantes; sem risco de contato direto, por ser executada com baixa tensão, a iluminação LED pode ser utilizada em ambientes úmidos ou até mesmo embaixo d’água;

Esse tipo de lâmpada também não possui emissão de raios prejudiciais; as luzes de LED produzem um calor mínimo e não imitem raios infravermelhos ou ultravioletas; reaproveitamento do material, as lâmpadas LED são recicláveis, não causando prejuízo algum ao meio ambiente. “Ficamos muito felizes com a disponibilidade do prefeito em sempre analisar nossas propostas. Ganha o município em economia, mas também ganha o meio ambiente uma vez que a conversão completa para a tecnologia LED diminui em até 50% as emissões de CO2 (gás carbônico)”, explicou o vereador.

Outro aspecto exposto pelo vereador é o efeito de uma iluminação de qualidade para auxiliar no combate à criminalidade na capital. “A eficiência deste tipo de lâmpada também colabora com a segurança, por ser mais abrangente, inibindo as ações de criminosos. Com toda certeza, a substituição das lâmpadas trará diversos ganhos para a cidade”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here