As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prefeitura adere e lança Campanha Janeiro Branco

Manaus/Janeiro Branco

Com o slogan “Quem cuida das emoções, cuida da vida”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aderiu neste início de ano a Campanha “Janeiro Branco”. O lançamento está marcado para sexta-feira, dia 13, às 14h, na Universidade Paulista (Unip), em Manaus.

As primeiras ações tiveram início em 2014, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, onde, por iniciativa de um grupo de profissionais e sob a liderança do psicólogo Leonardo Abrahão, foi proposta a criação da Lei “Janeiro Branco”, a fim de estabelecer ações de saúde em busca de uma melhor qualidade de vida dos pacientes com transtornos mentais.

De acordo com a gerente da Rede de Atenção Psicosocial da Semsa, Efithimia Haidos, após o lançamento oficial da campanha, estão previstas a realização de palestras para o público interno, além de atividades específicas, a serem desenvolvidas pelos Distritos de Saúde. “A Semsa abraçou a campanha e nós vamos trabalhar com palestra, rodas de conversa e dinâmicas voltadas para o tema.”

Segundo o psicólogo Leonardo Abrahão, o mês de janeiro foi escolhido para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos.

Em Manaus, as profissionais Aline Félix, Alessandra Muniz, Naradja Varela e Angela Noel, compõem o grupo responsável por articular as ações entre as esferas pública e privada, a fim de consolidar a campanha na capital do Estado, a exemplo do que já ocorre em cerca de 30 municípios no país.