24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura atua em área de erosão com risco de desabamento no Nova Cidade

Mais uma área de encosta, com erosão grave e risco de desabamento, está recebendo o trabalho da Prefeitura de Manaus. Mais de 9 mil metros cúbicos de barro são usados para fazer a contenção do barranco, de aproximadamente 35 metros de profundidade, na rua Acapulco, bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus. A área apresenta um quadro grave de erosão e ameaçava seis residências construídas muito próximas à encosta.

Duas dessas casas já estavam com suas estruturas totalmente comprometidas e os moradores foram retirados para que a Prefeitura de Manaus iniciasse o trabalho de contenção. “Eu não dormia mais. Cada chuva que dava deixava todos apavorados, porque cada dia caia mais um pedaço do barranco”, conta a morada Marinete Alves Torres. A casa dela e a do filho foram as mais atingidas e uma delas teve sua estrutura comprometida. “Temos muito que agradecer pela maravilha que está sendo feita aqui”, disse a moradora.

De acordo com o prefeito, houve um grave vício ao se permitir a construção das casas muito próximas à depressão. “É um barranco com mais de 35 metros de profundidade e vamos utilizar 9 mil metros cúbicos de barro para fazer a contenção e o nivelamento do terreno, mas já podemos ficar mais tranquilos, porque as pessoas não correm mais risco de vida”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto, que esteve no local na manhã desta terça-feira, acompanhando o esforço de homens e máquinas para resolver o problema.

Esta é a terceira encosta com quadro de erosão que recebeu a visita do prefeito, desde a segunda-feira, 22/1, quando ele esteve no conjunto Vila Real, também na zona Norte, onde os trabalhos de contenção já estão bem avançados, e as duas ruas que haviam sido atingidas pela erosão já foram reconstruídas. Na sexta-feira, 25/1, o prefeito acompanhou de perto os trabalhos realizados no Conjunto Cidadão 9, Distrito Industrial 2, que também tem uma área de depressão, com trechos de erosão que estão recebendo os trabalhos da prefeitura.

“Esse é o trabalho típico desse período de inverno. Fazer contenções e drenagem para evitar desabamentos e alagamentos provocados pela alta incidência de chuva. Mas, também aproveitamos todo e qualquer tempo de sol para fazer asfalto e outras obras e serviços necessários, como limpeza pública”, disse Arthur.

Plano de trabalho

Enquanto as equipes de Infraestrutura, Iluminação, Limpeza e Saúde se desdobram para realizar os serviços mais urgentes neste período de inverno, o prefeito de Manaus tem se reunido, diariamente, com seus secretários para fechar o plano de trabalho para 2019. “Especificamente sobre obras nós temos tudo planejado para transformar Manaus em um canteiro de obras no próximo verão. Temos ainda a empresa de saneamento básico que vai fazer um investimento muito forte este ano, para que possamos atingir a nossa meta de dotar Manaus de uma rede de esgotamento sanitário eficiente”, disse o prefeito.

Ele afirmou, ainda, que já está tudo pronto no planejamento, com recursos assegurado, para as obras de construção de passagem de nível na avenida Constantino Nery com João Valério e com Pará, zona Centro-Sul, e de um Viaduto no conjunto Manoa, zona Norte.

Tapa-buraco

Além das obras de contenção, o bairro Nova Cidade recebe obras de recuperação asfáltica, com recapeamento e tapa-buraco, em 26 ruas. Treze delas já foram concluídas. “Nós fizemos o recapeamento da rua Nepal, da avenida Margarita e estamos no Nova Cidade trabalhando com tudo, desde limpeza de caixa, manutenção de tubulação, entre outros”, explicou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

O bairro, que já conta com mais de 10 mil lâmpadas de LED, deverá receber esse tipo de iluminação em sua totalidade, por determinação do prefeito. Equipes de limpeza acompanham as atividades no bairro, com capinação, varrição e coleta de resíduos.

— — —

Texto: Jacira Oliveira / Semcom

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui