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quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura avalia a criação de um plano de expansão da educação integral

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira, 2/3, a primeira reunião com o Grupo de Trabalho (GT) da Educação Integral da Rede Municipal, para traçar estratégias para a expansão dessa modalidade na rede pública municipal. O grupo é composto por comunitários, professores universitários, gestores, pedagogos e professores da rede, que apresentaram, neste primeiro encontro, todo trabalho já realizado nas escolas municipais.

A Semed trabalha com educação integral desde o ano de 2015, por meio de uma parceria com o Coletivo Escola Família Amazonas (Cefa), que propôs um seminário sobre o tema e posteriormente com o trabalho em duas escolas, a escola municipal Waldir Garcia, no São Geraldo, zona Centro-Sul, e a escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, zona Sul.

Para o secretário de Educação, Pauderney Avelino, a reunião foi satisfatória e a partir do que foi apresentado, serão tomadas providências pela secretaria em relação à educação integral. “A educação integral é um sistema que temos que implantar na rede de ensino. Uma determinação do prefeito David Almeida, para melhorar a educação das nossas crianças. Já temos várias escolas nesse sistema e algumas unidades trabalhando parcialmente com ele. Vamos criar um núcleo aqui dentro da Semed, para dar total atenção para a transformação das escolas da rede em ensino integral”, informa Pauderney

De acordo com o gestor do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte, e integrante do GT, Anderson Rodrigues, a rede municipal de ensino já trabalha em sua base com o conceito de educação integral.

“Na educação infantil nossa proposta é de educação integral, nosso currículo municipal hoje tem três pilares, e um deles é educação integral. Manaus hoje é conhecida local e nacionalmente por trabalhar com essa perspectiva do século 21, em que o aluno é atendido em todos os seus aspectos: intelectual, cognitivo, afetivo, social, estético, enfim, de forma completa”, explica.

Conceito

A educação integral é a promoção do desenvolvimento integral do indivíduo em todas as suas dimensões, ou seja, o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural e pensa os processos educativos para além dos muros das escolas ou de quaisquer instituições fechadas em si. Além do conceito, esse trabalho trouxe bastante reconhecimento para a Semed, com diversas escolas sendo premiadas.

Texto – Alexandre Abreu/Semed

Foto – Salomão Junior/Semed

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