Prefeitura avalia atendimentos a usuários dos serviços de cuidados crônicos

Com o objetivo de fortalecer os cuidados dispensados à população que apresenta condições crônicas de saúde, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na última quinta-feira, 24/6, uma reunião com gestores e técnicos para discutir as estratégias de aprimoramento dos serviços.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, conduziu o encontro, no qual técnicos do Departamento de Atenção Primária (DAP) e do Departamento de Redes de Atenção (DRA) apresentaram o cenário das condições crônicas enfocando os desafios e propostas de melhoria.

Segundo Djalma Coelho, a reunião foi o primeiro passo de uma série de ações coordenadas com o intuito de estruturar uma rede de saúde mais qualificada, a partir de um diagnóstico, conforme orientação do prefeito David Almeida. “O Sistema Único de Saúde, o SUS, é um sistema que está em constante mudança, para poder atender a contento os usuários. Isso exige adaptação e um esforço de capacitação, qualificação e proatividade das equipes e dos serviços na ponta”, frisou.

Na reunião, foi apresentado o atual cenário da Rede de Cuidados Crônicos da Semsa, e, em seguida, foi discutida a construção de uma agenda positiva de fortalecimento dos serviços de saúde voltados às doenças crônicas. A proposta é reforçar a atenção integral ao usuário com ações de promoção e proteção da saúde e de prevenção de agravos.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais responsáveis por óbitos no mundo e pelo elevado número de mortes prematuras, além de perda de qualidade de vida. Representam ainda limitação nas atividades de trabalho e de lazer, além de impactos econômicos para as famílias, comunidades e a sociedade.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa