Amazonas Notícias

Prefeitura capacita profissionais do programa Mais Médicos que vão atuar na zona Norte

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando uma capacitação para os médicos que vão atuar no programa Mais Médicos para o Brasil, na capital. O curso tem o objetivo de orientar os profissionais para a utilização dos softwares do Sistema Único de Saúde (SUS), que concentram dados sobre os atendimentos da rede municipal de saúde.

Os médicos que irão atuar no território, gerenciado pelo Distrito de Saúde Norte (Disa Norte), iniciaram a capacitação na quarta-feira, 28/6, com uma turma inicial formada por 30 profissionais, no auditório da clínica da família Carmen Nicolau, localizada no Lago Azul.

Os novos médicos estão sendo orientados sobre as funcionalidades das ferramentas e-SUS PEC e Previne Brasil, que reúnem informações que facilitam os fluxos de atendimento na Rede de Atenção Primária e facilitam a tomada de decisões da gestão.  A previsão é que os novos médicos iniciem seus atendimentos ainda na primeira semana de julho.

O treinamento das primeiras turmas do Disa Norte, que foi encerrado na quinta-feira, 29/6, aconteceu nos turnos da manhã, das 8h às 12h30, e à tarde, das 13h às 16h30. No total, são 83 médicos, que vão atuar na região, uma das que mais necessitam desses profissionais de saúde na capital. 

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acentua a importância da entrada desses profissionais na rede de Atenção Básica para suprir as demandas da população. “Esses médicos terão uma contribuição essencial para prestar um serviço de saúde qualificado à população. Desejamos muito sucesso a todos e agradecemos esse importante apoio na promoção da saúde para a população”, destaca.

Os demais Distritos de Saúde da Semsa estão planejando a integração dos médicos conforme sua apresentação. O Distrito de Saúde Leste receberá 44 médicos, enquanto o Disa Oeste ficará com 44 profissionais de saúde e o Disa Rural vai receber nove novos médicos.

A diretora do Disa Norte, Paola Oliveira, comemora a incorporação dos novos profissionais de saúde àquela zona geográfica da capital. “Na zona Norte, temos mais de 120 equipes de Estratégia de Saúde da Família e a chegada desses médicos vai ativar as equipes mínimas exigidas pelo Ministério da Saúde, formadas por um médico, um enfermeiro, um técnico e um Agente Comunitário de Saúde. Estamos muito felizes, porque nossos serviços de saúde serão mais fortalecidos”, assinala.

Conteúdos

O sistema e-SUS PEC reúne dados de atendimento e de acompanhamento, sistema de Coleta de Dados Simplificada (CDS), módulos de gestão (agenda e relatórios) e dois aplicativos: e-SUS APS Território e e-SUS APS Atividade Coletiva.

O Previne Brasil/Dashboard é um painel de visibilidade do programa Previne Brasil e equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária, com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (programa Saúde na Hora).

Prazo

A Semsa alerta que se encerra nesta sexta-feira, 30/6, o prazo para apresentação dos candidatos do Mais Médicos para o Brasil alocados para atuar na capital amazonense e que estão com o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) em trâmite. Eles podem se apresentar, no horário das 8h às 14h, no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede do órgão, que fica na rua Maceió, 160, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

De um total de 256 candidatos do programa designados para Manaus, 131 entregaram os documentos e tiveram inscrição homologada para atuar nas unidades de saúde da Semsa. Desse número, nove desistiram.

 — — —

Texto – Divulgação/Semsa

Fotos – Graziela Praia/Semsa

Relacioandos