24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura comunica aposentados e pensionistas da Manaus Previdência sobre novo prazo de declaração do Imposto de Renda

A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, comunica aos segurados que precisam entregar a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), referente aos rendimentos de 2020, que o prazo final foi adiado para 31 de julho de 2021. A Câmara dos Deputados aprovou a prorrogação do prazo de entrega da declaração no dia 13 de abril, proposta que já havia sido aprovada pelo Senado no último dia 6. Agora falta apenas a sanção presidencial.

Os segurados que ainda precisam fazer sua declaração podem retirar o Comprovante Anual de Rendimentos (antiga Cédula C) que está disponível para consulta e emissão no portal do Segurado http://sisprev.manaus.am.gov.br/portal.

A Receita Federal orienta que quanto antes enviar a declaração, mais rápido o contribuinte receberá a restituição e estará quite com o fisco federal em relação às suas obrigações.

Em relação ao primeiro lote, terão prioridade os brasileiros com mais de 60 anos de idade, além dos que têm mais de 80 anos, pessoas com deficiência física ou doença grave e os contribuintes que têm o magistério como fonte principal de renda.

Os outros lotes serão pagos em 30 de junho, 31 de agosto e 30 de setembro. Lembrando que receberá primeiro os que tiverem enviado a declaração antes.

Se ainda houver saldo do imposto a pagar no fim da declaração, o valor devido pelo contribuinte poderá ser parcelado em até seis meses. Entretanto, o último mês de vencimento de parcelas de imposto a ser pago eventualmente, está limitado a dezembro do ano de 2021.

Texto – Cinthia Guimarães / Manaus Previdência

spot_img