27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Prefeitura conclui contenção de erosão e inicia pavimentação de ruas da comunidade Parque das Tribos

prefeito de Manaus, David Almeida, e o secretário de Obras, Renato Junior, anunciaram, nesta quinta-feira, 4/1, a conclusão da obra de contenção de uma erosão na rua Siusi, no Parque das Tribos, zona Oeste, e o início da pavimentação das ruas da área de ocupação indígena. As obras fazem parte do projeto de reestruturação da comunidade.

“Aqui convivem 35 etnias indígenas e nós estamos iniciando o asfaltamento dessa primeira etapa, que serão nove ruas. Posteriormente, após o Carnaval, daremos a ordem de serviço para asfaltar o Parque das Tribos 2”, assegurou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou, no primeiro semestre de 2023, a intervenção com a recomposição do talude, seguida de construção do muro de contenção e de sustentação do aterro, implantação de rede de drenagem profunda e superficial, a fim de evitar novos deslizamentos de terra na área. Aproximadamente 4,2 metros de vegetação foram implantadas.

“O prefeito David está marcando a história deste bairro e de Manaus ao proporcionar um projeto audacioso de reestruturação de uma comunidade que, por quase uma década, aguardava por atenção do poder público. Fomos recebidos pelo cacique Ismael Munduruku e por outros comunitários. Foi por meio da interlocução do vereador Jander Lobato, que fez uma solicitação à Seminf no ano passado, que esse serviço acontece hoje”, explicou o secretário de Obras, Renato Junior.

As equipes trabalharam, ainda, na confecção de 500 metros de drenagem profunda e de 20 caixas coletoras, além de uma escada hidráulica para dar a vazão correta às águas da chuva. Por fim, foi implantado 2 quilômetros de calçada, sarjeta e meio-fio.

O projeto de reestruturação visa transformar o espaço, proporcionar segurança, qualidade de vida e acesso aos moradores deste, que é o primeiro bairro indígena de Manaus, e abriga cerca de 750 famílias de 35 etnias.

Saúde

Além das obras de infraestrutura urbana, o prefeito David Almeida também anunciou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) que está sendo construída na comunidade também será entregue em breve. “Vamos entregar uma UBS Porte 4, umas das melhores de Manaus, no Parque das Tribos, dando dignidade à população que precisa do apoio da prefeitura”, concluiu o prefeito.

— — —

Publicado em – https://bit.ly/48E9CHq

Texto – Divulgação / Semcom e Valesca Martins / Seminf

Fotos – Victor Hugo, Rayner Souza, Márcio Melo / Seminf

spot_img