Dando continuidade à programação do Março Lilás, mês dedicado às mulheres e de combate ao câncer de colo de útero e à violência doméstica, a Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta quinta-feira, 14/3, serviços e ações de cidadania, na Galeria Espírito Santo, no Centro. A iniciativa é coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, com a participação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência social e Cidadania (Semasc).

“Nós intensificamos essas ações, visitando as comunidades e galerias, levando cidadania às pessoas, garantido seus direitos, como nos orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. A intenção é aproveitar o mês de março, levando todas as ações que a prefeitura já tem no dia a dia, porém, privilegiando a mulher”, destacou a secretária da Semasc, Conceição Sampaio.

A ação realizou 83 serviços de emissão de documentos, 12 de sub-registro tardio e 10 de cadastro único. A dona de casa Sandra Campos, que estava com o RG vencido, ficou satisfeita com as ações da prefeitura. “Deram o prazo de 30 dias, achei muito rápido, porque o prazo era de três meses, e, além disso, nem enfrentei filas”, contou.

Foram realizados 88 atendimentos jurídicos e psicossociais, dando apoio para mulheres com situações de partilha de bens, pensão alimentícia, e também na marcação de exames como mamografia. Ângela Maria conseguiu marcar o exame e acompanhar a programação. “Meu atendimento foi ótimo! Consegui a mamografia para amanhã e foi mais rápido do que pensei, facilitou muito”, afirmou.

Programação Março Lilás

A programação do Março Lilás é totalmente dedicada à mulher manauara e visa chamar a atenção da sociedade sobre a importância dos exames preventivos, em especial o do colo do útero, e também para o combate à violência contra a mulher.

No ano passado, o Mês da Mulher, por meio da Campanha do Março Lilás, contabilizou 17.964 atendimentos de saúde, jurídico, atividades lúdicas e culturais, além de orientação ambiental, qualidade de vida e empreendedorismo. A programação completa está disponível no site www.manaussolidaria.org

— —

Texto: Jordana Santos / Semasc

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom