27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Manaus abre última temporada de cursos do ano na Manaus Previdência

Já estão abertas as inscrições para os seis últimos cursos do ano oferecidos pela Prefeitura de Manaus aos aposentados e pensionistas do município. Ao todo, são seis atividades, sendo duas inéditas: Empreendedorismo e Técnicas de Coaching. As demais são Automaquiagem, Artesanato (Fuxico), Inclusão Digital e Inglês. As inscrições podem ser feitas na Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada, zona Centro-Sul, das 8h às 14h, ou pelo número (92) 3186-8000, das 8h às 17h.

“Tivemos vários cursos novos ao longo do ano e os que estamos oferecendo para este semestre – Empreendedorismo e Técnicas de Coaching – visam trabalhar outros talentos dos segurados, como aliar a produção à técnica de venda dos produtos”, destacou a chefe do Setor de Psicossocial (Psico) da Manaus Previdência, Darla Gondim.

O bom resultado da parceria entre os órgãos da prefeitura para atender aos segurados foi a tônica do discurso da diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Jeânia Bezerra, às alunas certificadas nesta sexta-feira. “É uma união vitoriosa e estimulante, visando motivar os segurados, que assumem um papel ativo nesse processo”, relatou.

Parceria é a palavra-chave usada pela Manaus Previdência para garantir variedade e volume de cursos aos aposentados e pensionistas. Dos seis que ainda vão iniciar, cinco são em parceria com a Espi e um – de Inclusão Digital -, com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Gondim lembra que os cursos de Canto Coral e Flauta Doce, que começaram recentemente, ainda têm disponibilidade de vaga.

Encerramento

O reforço na divulgação dos novos cursos aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30/8, durante o encerramento de mais uma atividade na Previdência, a da terceira turma de Artesanato, que trabalhou com Etil Vinil Acetato (EVA), material emborrachado.

Com a sala cheia de alunas e exposição de materiais confeccionados ao longo do aprendizado, as participantes demonstraram satisfação pelos novos conhecimentos adquiridos.

Entre as mais animadas está a aposentada Esmeralda Alves, 54, que disse estar estudando artesanato desde 2017 e declarou-se surpreendida pela metodologia empregada no curso. “Foi muito além do que eu imaginei. Não achava os materiais confeccionados com EVA bonitos, mas a forma de ensinar da professora possibilitou manuseá-lo de forma delicada e passei a gostar da técnica”, disse. Esmeralda, inclusive, foi a aluna escolhida para entregar o certificado de ministrante de curso à professora.

Responsável pelo despertar das alunas para a variedade de produtos que poderiam confeccionar a partir do EVA, a professora Anne Karoline Soares enfatizou que foi um grande desafio trabalhar com o público da terceira idade, algo que não havia feito até então. “Foi uma experiência importante e o meu sentimento é de gratidão, porque acompanhei o dia a dia de cada uma, quando mesmo com problemas de saúde ou nos relacionamentos pessoais, elas superavam os obstáculos e não faltavam às aulas, demonstrando um respeito e uma força de vontade realmente gratificante”, disse emocionada.

A Manaus Previdência vai fechar o calendário de cursos de 2019 com um total de 14 cursos disponibilizados, contando com três parceiros: Espi, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Programação de cursos:

Artesanato – terças e sextas

Fuxico: 10.9 a 4.10, das 8h30 às 10h30

Inglês

Período: 10.9 a 18.10 – terças, quintas e sextas, das 8h30 às 10h30

Inclusão digital

Período: 10.9 a 31.10 – terças e quintas, das 8h30 às 10h30

Automaquiagem

Período: 18.9 a 9.10 – quartas e sextas, das 10h às 12h

Empreendedorismo

Período: 1º a 29.10 – terças e quintas, das 9h às 11h

Técnicas de Coaching

Período: 7 a 18.10 – segunda a sexta, das 8h30 às 10h30

Texto – Jackeline Brazão / Manaus Previdência

Foto – Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui