23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Manaus abre vacinação para todas as grávidas e puérperas

A partir desta quarta-feira, 12/5, todas as grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), mesmo sem comorbidades, poderão tomar a vacina da Pfizer/Biontech contra a Covid-19 no ponto de vacinação da Prefeitura de Manaus, localizado no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte. A decisão de abrir a vacinação para esse público considerou a previsão de chegada de novas remessas desse imunizante e a demanda reduzida no posto exclusivo. Com isso, a prefeitura segue avançando nos grupos mais vulneráveis, que têm a indicação para receber a vacina.

“Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, as equipes da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) estão mobilizadas para assegurar que a vacina chegue a quem deve ser imunizado primeiro. Já aplicamos, até hoje, 537.693 doses. Até o próximo sábado devemos concluir o grupo de 18 a 59 anos com comorbidades e começar a vacinar as pessoas com deficiência permanente. Chegando mais vacinas, seguiremos para outros públicos”, informou o prefeito de Manaus, David Almeida.

A partir da abertura para todas as grávidas e puérperas, o agendamento via plataforma Imuniza Manaus, não será mais obrigatório, bastando a apresentação de documento de identificação com foto e CPF, a caderneta de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico que ateste a gravidez. No caso das puérperas é preciso levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança.

“No caso desse público, o atendimento será feito independentemente de agendamento pelo site. O ideal é que o cadastro seja feito como forma de agilizar o atendimento no posto, mas não será exigência. Nossa orientação é para que, quando forem ao ponto de vacinação, elas observem os protocolos de segurança, com o uso de máscara, de álcool em gel para a higienização das mãos e que mantenham o distanciamento”, orienta a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.

A estimativa é de que, em Manaus, existam, no momento, 28.454 gestantes e 4.677 puérperas. Até as 15h desta terça-feira, já haviam sido vacinadas 217 gestantes e 73 puérperas.

A vacinação das grávidas e puérperas é feita em ponto único em razão das especificidades do imunizante. Às segundas-feiras, o horário de vacinação é das 13h às 16h, pela necessidade de descongelamento do imunizante para uso, porque o prazo de utilização é de até cinco dias após esse processo. De terça-feira a sábado, o atendimento será dentro do horário estabelecido para a campanha de imunização contra a Covid-19, para todos os pontos de vacinação: das 9h às 16h.

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

spot_img