Fiscais ambientais da Prefeitura de Manaus, com apoio de policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, fizeram nesta quinta-feira, 14/2, a retirada de 12 barracas e armações construídas em área de risco, localizada na rua Topázio, bairro Nova Floresta, zona Norte de Manaus.

A ocupação é reincidente e já estava funcionando como uma feira livre, com venda de alimentos, num trecho de encosta com risco de desmoronamento. Agindo de forma preventiva, os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) retornaram ao local para a demolição das estruturas.

Não havia nenhum invasor no local e todas as barracas e armações foram retiradas. No artigo 32, o Código Ambiental do Município de Manaus (Lei 605/2001) classifica como espaços territorialmente protegidas as encostas que abrigam cobertura vegetal que contribui para a estabilidade dos taludes sujeitos a erosão e deslizamento. No local, havia comercialização de açaí, peixe, verdura, coco gelado, entre outros produtos, e a geração de resíduos por parte dos vendedores.

Texto: Divulgação / Semmas

Foto: Divulgação / Semmas