30.3 C
Manaus
quarta-feira, dezembro 6, 2023

Prefeitura de Manaus amplia apoio humanizado para gestantes indígenas

MANAUS – Gestantes do Parque das Tribos, localizado na zona Oeste de Manaus, estão recebendo um reforço no pré-natal, graças ao projeto Bom Parto da Prefeitura de Manaus. Esta iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através da Unidade de Saúde da Família (USF) Lindalva Damasceno, visa oferecer um acompanhamento humanizado e serviços sociais para gestantes da comunidade indígena.

Lançado em janeiro, o projeto organiza encontros semanais com gestantes, onde uma equipe multiprofissional oferece desde consultas médicas e vacinação até sessões de práticas integrativas, como meditação e relaxamento. Essas atividades ocorrem todas as sextas-feiras na igreja católica Gabriel Arcanjo.

Rafaella Bitar, fisioterapeuta da USF Lindalva Damasceno, explicou que as sessões de meditação, relaxamento e musicoterapia são essenciais para abordar a saúde das gestantes de uma forma integrativa. “Consideramos a gestante como um todo, atendendo suas necessidades emocionais, físicas e hormonais para garantir uma gestação saudável e tranquila”, disse Rafaella.

Além dos serviços de saúde, o projeto também garante o acesso das gestantes a direitos e programas sociais. Liliane Trindade, assistente social da equipe, destacou o esforço em conectar as mulheres com os serviços básicos da rede e informar sobre os direitos garantidos a elas, como o parto humanizado.

Aretha Souza, grávida de oito meses e beneficiária do projeto, expressou sua gratidão pelo apoio recebido. “É fundamental ter profissionais aqui, pois a distância para a maloca ou para a unidade de saúde é grande. Eles são atenciosos, medindo nossa pressão arterial, verificando os batimentos cardíacos do bebê e orientando-nos em caso de dor”, comentou Aretha.

Com este projeto, a Prefeitura de Manaus demonstra seu compromisso em garantir serviços de saúde de qualidade e humanizados para as comunidades mais vulneráveis da cidade.

Foto – Alexandre Pinheiro/Semsa

spot_img