24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Manaus avança no processo de nova certificação da ISO 9001 na Previdência

A Prefeitura de Manaus iniciou uma nova etapa a fim de garantir a renovação da certificação da NBR ISO 9001/2015 na área previdenciária. Começou nesta segunda-feira, 2/9, o primeiro curso referente à norma, que trata sobre “Leitura e Interpretação da ISO”. As aulas acontecem na sede da Manaus Previdência, na zona Centro-Sul da cidade, durante todo o dia, com término no período vespertino desta terça-feira, 3/9.

Além de certificar um sistema de gestão que garante a otimização de processos a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado, a ISO também é compreendida como uma espécie de pré-requisito para o alcance de novos patamares de premiações e certificações da Previdência.

“Ter uma gestão da qualidade e que foi implementada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto foi fundamental para o sucesso em todos os projetos que participamos”, comentou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, durante a abertura do curso. “Por isso, hoje iniciamos o processo de capacitação dos integrantes do CMQ, assim como outros servidores da autarquia, possibilitando que compreendam melhor sobre a ISO. Também vamos atualizar os auditores internos de sistemas de gestão da qualidade da norma, tendo em vista que a auditoria interna vai acontecer no final de outubro, e a externa, visando a certificação, em dezembro”, complementou, fazendo referência à sigla do Comitê Multiplicador da Qualidade.

Conforme a chefe da Assessoria Técnica da Manaus Previdência, Márcia Assunção, a manutenção vem assegurar a qualidade dos processos, serviços e atividades da autarquia. “A duração da certificação na ISO 9001 é de três anos. Fechamos este ano o ciclo que começou em 2016, e agora estamos iniciando uma nova fase de certificação, a fim de garantir a continuidade da qualidade em nossos serviços”, disse.

Profissional incumbida pela Previdência de acompanhar todos os processos referentes à qualidade, Assunção lembra que a ISO foi uma das referências que garantiu sucesso na certificação da autarquia no Pró-Gestão/Nível 3 este ano, por requerer um sistema de gestão da qualidade implementado como base. “E isso nos ajudou, também, no prêmio de responsabilidade previdenciária, no qual alcançamos o primeiro lugar na categoria 5, em nível nacional”, pontuou. “Então, esse sistema de gestão da qualidade é a base de todo o sucesso das premiações e certificações conquistadas pela Prefeitura na área previdenciária. Estamos aqui para continuar com esse serviço, disseminando o conhecimento da norma e lembrando cada servidor da sua responsabilidade nesse processo”.

O curso de Leitura e Interpretação teve como facilitador o professor e profissional da área da qualidade, Manuel Belém Filho, conhecedor dos processos internos da Previdência, por ter participado de algumas auditorias de manutenção da certificação. Belém também domina os processos da administração pública, por ter atuado como auditor externo em vários órgãos do governo estadual. Bacharel em Administração, é auditor líder pela Tüv Rheinland do Brasil e Líder em Sistemas de Gestão Integrada. Antes de iniciar a aula, Belém realizou uma dinâmica com os participantes, a fim de ambientá-los para o conteúdo que iria ser abordado.

Belém também será o instrutor do próximo curso sobre a ISO, que abordará o tema “Formação de Auditor Interno da Qualidade”. O objetivo será o de formar auditores internos que terão a missão de, anualmente, avaliar os processos internos da previdência. A atividade acontecerá nos dias 17 e 18 deste mês, também na sede do órgão municipal.

Texto – Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Foto – Jackeline Brazão / Manaus Previdência

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui