24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura de Manaus certifica crianças que participaram de cursos de inovação e tecnologia

Em uma cerimônia marcada pela emoção, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Ribeiro, certificaram um total de 477 alunos, que participaram dos projetos “Qualifica Manaus” e “Aprendendo Profissões, Empreendendo o Futuro 4.0”. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na tarde desta segunda-feira, 29/7, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste. Entre os certificados, as crianças foram as estrelas do evento.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) coordena os projetos, que fazem parte do programa “Manaus Mais Empreendedora”, que levou à população manauara um leque de opções de cursos de qualificação.

Os cursos foram ministrados pelo Inovar Qualificação Profissional e InnovaTech Educação Profissional, em parceria firmada por meio de acordo de cooperação técnica. Foram 369 vagas disponibilizadas, sendo 210 exclusivas para o público feminino, como parte das ações do Mês da Mulher, coordenado pelo Fundo Manaus Solidária.

Mas as grandes estrelas das certificação foram as 108 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade, que participaram dos cursos ligados a inovação e tecnologia, como de Introdução à Robótica, Programação de Games e Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador). Todos foram ministrados pelo Impact Hub, dentro do projeto “Aprendendo Profissões, Empreendendo o Futuro 4.0”, lançado no final de 2018.

Para o prefeito, a Semtepi cumpre o papel primordial na qualificação profissional, principalmente quando abre oportunidade para que crianças e adolescentes possam ser apresentados a cursos tecnológicos que os preparam para o futuro.

“Queremos sair para o mundo da tecnologia elevada, para o mundo da robótica, da criação dos games, precisamos acompanhar essas mudanças que a quarta Revolução Industrial traz para nós a cada momento. As crianças que aqui estão, são todas a cara do futuro que a gente quer para o Amazonas, pois são mais preparadas”, declarou o prefeito Arthur.

Os certificados foram entregues a Davi Nunes Moreira, que participou do curso de Arduino Básico; Bianca Nascimento da Silva, aluna do curso de Robótica Básica e Keven Willian Prestes Lima, que recebeu certificação em Iniciação à Robótica e Programação de Games.

Pedido

Durante a certificação, o pequeno Keven pediu ao prefeito que fosse expandida a realização de feiras de ciências e tecnologia nas escolas da rede municipal de ensino. “Prefeito o senhor pode fazer mais feiras de ciências nas escolas?’’, indagou o garoto.

Emocionado, prontamente o prefeito disse que o pedido será atendido e afirmou que irá levar a demanda à Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“É preciso que nós sejamos capazes de fazer um trabalho com mais crianças, mais professores e com mais iniciação à tecnologia e me emociono com pedidos como este. Eu vou pedir à Secretaria de Educação para implantar diversas feiras nas escolas municipais, para estimularmos novas criações de ciência e tecnologia. Essas crianças são o nosso futuro, nossa esperança e nossa maior emoção”, afirmou o prefeito.

O pequeno Davi Nunes agradeceu ao prefeito e destacou que com o conhecimento adquirido no curso, pretende ajudar outras pessoas.

“É preciso fazer o que gostamos e amamos. Agora eu penso em poder ajudar milhares de pessoas. Eu quero aprender mais e construir robôs para ajudar pessoas deficientes”, disse o mais novo iniciante a cientista.

O secretário da Semtepi, Marcos Pessoa, explicou que os projetos da Manaus Mais Empreendedora continuam e novos cursos serão ofertados, agora para um público de 14 a 17 anos.

“Vamos destinar para aquele jovem e adolescente que precisa decidir que profissão seguir. E ele tendo essa iniciação e essa vivência, pode escolher essas áreas da inovação e tecnologia e ter a chance de obter sucesso”, disse o secretário, que também informou sobre a estruturação de um novo edital, para o mês de agosto, para escolher as empresas que irão ministrar os cursos no mês de setembro.

Todos os projetos de qualificação profissional da secretaria estão diretamente ligados ao projeto estratégico Manaus 2030, seguindo as diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto para transformar Manaus em uma cidade mais empreendedora.

Foto – Mário Oliveira / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui